Ensino da Física é explorado com ferramentas diferenciadas
Com o objetivo de integrar a teoria ao experimento prático, as aulas de Física no Colégio Metodista Centenário estão sendo diferenciadas. O professor da disciplina, Tiago Sangoy, utiliza outras ferramentas, além do quadro e caneta, para a construção da aprendizagem dos alunos. A metodologia está sendo aplicada com as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Periodicamente, são desenvolvidas atividades explorando a tecnologia e os experimentos científicos. Conforme o docente, o laboratório de informática móvel é utilizado para pesquisa. “Eu lanço uma pergunta e eles pesquisam nos tablets as possíveis respostas”, explica Sangoy. Também é trazida para a sala de aula a caixa do projeto Experimento, da Fundação Siemens. Com o material, os estudantes colocam em prática os conhecimentos obtidos na teoria, como por exemplo, na verificação dos componentes eletrônicos.
Em um primeiro momento, as ferramentas foram exploradas para o ensino do conteúdo sobre eletricidade. Para o professor, esta é uma possibilidade de fazer com que o aluno busque o conhecimento. “Ao final de cada conteúdo trabalhado, peço que eles entreguem um relatório sobre o que aprenderam na atividade”, acrescenta.
Assessoria de Imprensa