Você está aqui: Página Inicial / Dinâmica multidisciplinar incentiva leitura

Dinâmica multidisciplinar incentiva leitura

por Dara Luiza Hamann publicado 21/07/2016 15h34, última modificação 21/07/2016 15h34
Alunos do 4º ano participaram de Chá Literário

Proporcionar uma leitura prazerosa às crianças. Este é o objetivo do Chá Literário, que teve sua terceira edição nos dias 13, 14 e 15 de julho, com a turma do 4º ano do Colégio Metodista Centenário. O evento, organizado pela professora Luciane Bichueti, é a culminância das atividades desenvolvidas desde o início do ano letivo.

CHA LITERARIO

Antônio foi um dos alunos que trouxe réplicas dos personagens.

A dinâmica da atividade consiste em cada aluno apresentar aos demais colegas, uma história que leu durante o primeiro trimestre. De acordo com a professora Luciane, o projeto do Chá Literário começa com uma visita à biblioteca, espaço que os estudantes passam a frequentar e retirar livros, pelo menos uma vez na semana. Entre estas obras, eles escolhem uma para compartilhar no evento. “Apreciar as histórias, enquanto tomam chá, é algo bom que fica na memória”, enfatiza.

CHA LITERARIO

A professora Luciane Bichueti deu dicas aos alunos, para ajudar na apresentação das histórias.

Os resultados dos trabalhos são satisfatórios. “Os alunos sempre me surpreendem. Alguns, que são mais tímidos durante as aulas, mostraram uma desenvoltura muito boa frente à turma”, relata a docente. O formato das apresentações, individuais e com a possibilidade de trazer materiais de apoio, como cartazes e até mesmo representações dos personagens das histórias, está consagrado. Luciane justifica que, em função da faixa etária dos estudantes, se preparar em casa, com o apoio da família, é um método que está dando certo. “Funciona melhor do que se eles tivessem que se organizar em grupos”, acrescenta.

cha literario

Judy Moody foi a personagem escolhida pela aluna Ágatha.

Sobre os gostos de leitura dos alunos, a professora garante que se sobressaem os diários. “Estudamos gêneros textuais neste primeiro trimestre e os diários foram os textos com os quais eles mais se identificaram”, afirma. Essa preferência esteve presente nas apresentações, que trouxeram obras das séries Diário De Um Banana, Judy Moody, entre outros. Todavia, todas as obras trazidas para o Chá Literário tiveram uma reflexão e apropriação para o cotidiano.

CHA LITERARIO

Chá e lanche foram servidos no intervalo das apresentações.

Judy Moody Declara Independência foi o livro escolhido pela aluna Eduarda Gonçalves Lorenzi, 9 anos. Ela confirma que é fã da série e que apresentar a história para a turma foi uma experiência divertida. “É legal também olhar as apresentações dos meus colegas e as trocas que a gente faz no final”, comenta. Segundo Eduarda, a leitura faz parte da sua rotina. “Leio uns três livros por semana na escola, fora os que eu tenho em casa”, cita. Na atividade, o maior desafio para ela foi manter a sequência da história.

CHA LITERARIO

Ao final da atividade, a turma se reuniu para o registro oficial do Chá Literário.

Ângelo Witter Chiapinotto da Silva, 10 anos, também gostou de ver as apresentações dos demais colegas. “Achei as histórias interessantes e fiquei com vontade de ler alguns dos livros”, conta. Ele compartilhou com a turma uma obra da série Diário De Um Banana. O episódio trazido foi A Verdade Nua e Crua. Na apresentação, Ângelo confessa que improvisou. “Eu conhecia bem a história e fui contando ela”, explica.