Você está aqui: Página Inicial / Centenário utiliza Experimento no desenvolvimento do saber científico

Centenário utiliza Experimento no desenvolvimento do saber científico

por Dara Luiza Hamann publicado 29/04/2016 13h20, última modificação 29/04/2016 13h20
Projeto é realizado por meio de parceria com a Fundação Siemens, da Alemanha

Despertar o pequeno cientista. Este é o objetivo do projeto Experimento, da Fundação Siemens, desenvolvido no Colégio Metodista Centenário desde o ano passado. Na segunda-feira, 25 de abril, os professores centenaristas realizaram um novo treinamento, para a continuidade das ações em sala de aula.

Siemens

Conforme a coordenadora pedagógica, Miriam Rossa, o conhecimento científico é instigado por meio da investigação. Os temas são relacionados aos segmentos Energia, Meio Ambiente e Saúde. Ela explica que é lançada uma pergunta e os alunos a respondem com as informações e ideias que possuem a respeito. Depois, o tema é estudado e discutido, para a formulação de um novo conceito, único e correto. “Despertamos a curiosidade do estudante através de experiências e pesquisas realizadas com a caixa do Experimento”, explica.

A coordenadora acrescenta que são trabalhadas duas etapas do projeto: o Experimento 4+, com alunos de 4 a 7 anos e o Experimento 8+, em engloba a faixa etária de 8 a 12 anos. “O Experimento 8+ começou a ser trabalhado este ano, como uma continuidade da construção do saber científico”, elenca.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora pedagógica Miriam Rossa, juntamente com a orientadora educacional Adineia Araújo e a professora Neiva Lobo. Elas haviam realizado um treinamento no ano passado em São Paulo e transmitiram as informações aos demais docentes. As caixas dos Experimentos 4+ e 8+ já estão sendo exploradas em sala de aula e o trabalho tem seguimento no decorrer do ano letivo.

Alunos do Nível 4 realizaram atividade com alimentos

Dentro do campo da Saúde, os alunos do Nível 4, inseridos no Experimento 4+, realizaram uma atividade com alimentos. No dia 1º de abril, a professora Neiva Lobo instigou as crianças a trabalharem os sentidos, neste caso, o paladar. Os pequenos degustaram alguns alimentos e relataram suas sensações. Também participou a docente de Inglês, Taís Pagliarin. Ela complementou a atividade, trabalhando a tradução dos alimentos e dos sentidos na língua inglesa, ampliando o vocabulário dos centenaristas.

Corpo humano foi o Experimento dos alunos do 1º Ano

Na tarde de quarta-feira, 27 de abril, foi a vez dos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental terem contato com a caixa do Experimento 4+. As professoras Amanda Diehl e Carmen Molina, lançaram a pergunta sobre o corpo humano. Os pequenos produziram ilustrações com a ideia que tinham sobre como é constituído o organismo. Posteriormente, as docentes apresentaram vídeos e peças sobre os órgãos e demais partes que compõem a estrutura e os alunos montaram um novo cartaz, com os conhecimentos que haviam obtido. Também foi tratado sobre o funcionamento do coração. Com o uso de um estetoscópio, as crianças puderam ouvir os batimentos cardíacos e comparar a mudança do ritmo em um estado de agitação.