Você está aqui: Página Inicial / Centenário recebe ciclo de palestras “Bullying não é brincadeira”

Centenário recebe ciclo de palestras “Bullying não é brincadeira”

por Dara Luiza Hamann publicado 28/04/2016 10h15, última modificação 28/04/2016 10h15
Alunos do Ensino Fundamental receberam informações e esclarecimentos

Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2015, o projeto “Bullying não é brincadeira” chegou ao Colégio Metodista Centenário. A escola recebeu o ciclo de palestras realizado pela empresa Serviço Educacional, de Ijuí, na terça-feira, 26 de abril, patrocinado pela revista “Nosso Amiguinho”.

Palestra Bullying

Conforme o palestrante, Tiago Luiz Pereira, é importante abordar o tema no ambiente escolar. “Foi aprovada uma Lei Federal que exige a abordagem sobre o bullying nas escolas e nosso objetivo é auxiliá-las no atendimento desta demanda”, enfatiza o profissional. Em sua explanação, Pereira explicou o que é o bullying, como ele é praticado e as consequências que as agressões físicas e morais podem causar. Também orientou os alunos sobre como proceder diante de uma situação de bullying. “Nunca se deve partir para a briga, a violência apenas gera mais violência”, afirma. O palestrante defendeu que é preciso conversar com os envolvidos e, se houver reincidência, procurar um adulto.

Palestra Bullying

O tema foi abordado de forma dinâmica, com o uso de exemplos do cotidiano, como a aplicação de apelidos pejorativos e com referência a alguma condição, como etnia, peso, altura, aparência, entre outros. “É preciso respeitar as diferenças e conviver em harmonia”, finaliza Pereira.

Mesa Redonda

A palestra foi ministrada em dois momentos, pela manhã e à tarde, para os alunos das séries finais e iniciais do Ensino Fundamental, respectivamente. O diretor do Centenário, professor Flávio Pereira, reforçou a importância do diálogo sobre o bullying para a promoção de uma cultura de paz dentro da escola. “A escola é um dos agentes para inibir esse tipo de situação”, declara. Para a orientadora educacional do Colégio, Adinéia Araújo, os conflitos devem ser sempre resolvidos com diálogo, respeito e amor. “A mudança começa hoje e começa dentro de cada um de nós”, acrescenta.