Você está aqui: Página Inicial / Centenário comemora Semana Farroupilha

Centenário comemora Semana Farroupilha

por joana.gunther — publicado 22/09/2017 18h13, última modificação 22/09/2017 18h13
Pilcha e chimarrão foram liberados durante a festividade.

O tradicionalismo gaúcho esteve presente no Colégio Metodista Centenário durante os dias 18 e 22 de setembro. Com churrasco, apresentação de dança, rodas de chimarrão e trabalhos escolares, a comunidade centenarista celebrou a Semana Farroupilha.

Semana Farroupilha 1

A comemoração teve início no dia 18 de setembro com a chegada da chama crioula e execução do hino do Rio Grande do Sul, com presença dos alunos de 5º a 9º do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Turno Integral. No mesmo dia, um almoço, tendo como prato principal o churrasco foi oferecido para os alunos do Turno Integral. Os pequenos, além de degustarem a comida típica, também puderam acompanhar a produção e aprender como o churrasco é preparado. No turno da tarde, após o hino, o Departamento Tradicionalista Querência das Dores realizou uma apresentação.

Semana Farroupilha 2

Durante estes dias foi liberado o uso de pilcha e os alunos aproveitaram os intervalos para dançar músicas tradicionalistas, tomar chimarrão e conhecer mais sobre a cultura gaúcha através de trabalhos desenvolvidos pelas turmas que foram expostos no Galpão Cultural, montado no pátio da escola. Diversos temas que contemplam a história do Rio Grande do Sul foram apresentados, tais como: os símbolos do Estado, a culinária, a vestimenta, as músicas, além da histórica Revolução Farroupilha.

Semana Farroupilha 3