Você está aqui: Página Inicial / Aula de Redação vira aliada contra o Bullying

Aula de Redação vira aliada contra o Bullying

por lavignea.witt publicado 16/03/2020 16h14, última modificação 17/03/2020 14h12

Todos conhecem as consequências da prática do Bullying e em como podem ser prejudiciais para o desenvolvimento de um processo de aprendizado eficiente. Esse problema é muito grave, pois não afeta somente a saúde mental dos jovens, assim como o desempenho e frequência escolar. Pensando nessa questão, a professora de Redação do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Centenário, Amanda Bochet, promoveu uma atividade com os alunos sobre essa temática.

Na disciplina de redação, com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, são trabalhados os diferentes gêneros textuais que possuem um objetivo específico, como o cartaz e a campanha publicitária, por exemplo. Dessa forma, os alunos trabalharam, como gênero textual, todas as características do cartaz e qual a sua função social. “O objetivo do cartaz foi colocado como contribuição para a sociedade. Trabalhamos com cartazes sobre a prevenção da dengue, adoção de animais, doação de órgãos e agora sobre a temática do Bullying”, relata a professora Amanda.

Com isso, os alunos produziram cartazes por meio de pesquisas voltadas a leituras, informações, notícias, vídeos, entre outros. Trabalhou-se também como utilizar frases de impacto, que tipos de imagem poderiam chamar atenção, quais as cores e o tamanho da fonte, para que o material produzido contra a prática do Bullying ganhasse maior divulgação.

De aluno para aluno: a prática do Bullying dentro do ambiente escolar

Levando em consideração a importância da criação do discurso e a divulgação do material, com parceria da Orientação Educacional, os alunos do 2º ano resolveram disseminar suas produções por todo o ambiente escolar. Foi feita uma apresentação para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, para que essa temática ganhasse ainda mais repercussão.

O trabalho não para por aí. Os alunos do 2º ano vão continuar com o projeto, que agora vai ser produzido em diferentes focos. A temática contra o Bullying continuará, mas será feita em outros tipos de gêneros textuais, como notícia, elaboração de folders, criação de vídeos, entre outros.