Você está aqui: Página Inicial / Aprimora reforça o ensino de Português e Matemática no Centenário

Aprimora reforça o ensino de Português e Matemática no Centenário

por Dara Luiza Hamann publicado 27/06/2016 16h29, última modificação 12/07/2016 12h17
Alunos do Ensino Fundamental exercitam o conhecimento por meio de aplicativo

Ofertado pelo Portal Educacional, o aplicativo Aprimora é mais um aliado para a aprendizagem dos alunos do Colégio Metodista Centenário. Todas as turmas do Ensino Fundamental estão utilizando a ferramenta para a prática de exercícios nas disciplinas de Português e Matemática.

aprimora 1

Turma do 6º ano participou do projeto piloto em 2015 e agora dá continuidade ao aprendizado com o aplicativo

Conforme a coordenadora pedagógica, Míriam Rossa, o aplicativo havia sido testado em 2015, com a turma do 5º Ano. As atividades foram coordenadas pela professora Carmen Molina. A docente explorou a tecnologia no laboratório de informática e através dos tablets. Diante dos resultados positivos do projeto piloto, a iniciativa foi ampliada para as demais séries do Ensino Fundamental.

aprimora 2

Alunos do 4º ano desenvolveram atividades com o auxílio da professora Luciane Bichueti

A assessora de orientação educacional, Suélen Ilha, afirma que o Aprimora possibilita um acompanhamento do nível de aprendizado dos alunos, bem como a fixação do conteúdo por meio de exercícios e jogos disponibilizados pelo aplicativo. Os professores podem selecionar as atividades de acordo com aquilo que está sendo trabalhado em sala de aula. Antes de chegar nas questões, os usuários assistem um vídeo com informações explicativas da temática a ser praticada.

aprimora 4

Aplicativo dispõe de atividades para diversas faixas etárias, contemplando também os alunos do 1º ano

Para a professora de Matemática, Siméia Tussi Jacques, a ferramenta é positiva para o ensino, tendo em vista que alunos praticam os exercícios até que tenham domínio do conteúdo. “Diferente de outros aplicativos, o Aprimora gerencia a aprendizagem através de uma rede de questões. O aluno só avança depois que aprende o conceito”, explica a docente. O funcionamento do aplicativo também motiva os estudantes a se esforçarem para resolver os exercícios de forma correta, pois cada acerto é revertido em pontos.

aprimora 5

Entre as habilidades trabalhadas em Matemática, os alunos do 7º ano realizaram exercícios de geometria

Na disciplina de Língua Portuguesa, a professora Luciane Bernardi está utilizando o Aprimora para a revisão e fixação do conteúdo. No 8º ano, ela está trabalhando a interpretação de texto e no 9º ano, a ampliação do vocabulário. “Eu marco as habilidades e vou acompanhando o desempenho deles na realização dos exercícios”, explica.

aprimora 3

Professora Luciane Bernardi mostra aos alunos que a tecnologia pode ser uma aliada na busca pelo conhecimento.

Júlia Dall Agnol, 12 anos, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental do Centenário, define o Aprimora como um jeito divertido de aprender. “Sempre que eu uso o aplicativo, fico com a pontuação     entre 80 e 100 e os exercícios me ajudam a ir bem nas provas”, comenta a estudante, que também integrou o projeto piloto da ferramenta.