Você está aqui: Página Inicial / Alunos do 5º Ano realizam pesquisa sobre povoamento do Brasil

Alunos do 5º Ano realizam pesquisa sobre povoamento do Brasil

por Dara Luiza Hamann publicado 03/05/2016 15h01, última modificação 10/05/2016 09h36
Características de diversas etnias foram apresentadas em sala de aula

Na manhã de quarta-feira, 27 de abril, os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário fizeram uma viagem pelo mundo, mas sem sair da sala de aula. Os estudantes apresentaram um seminário sobre as etnias que povoaram o Brasil.

seminario etnias

A atividade ocorreu na disciplina de História, ministrada pela professora Carmem Molina. De acordo com a docente, os estudantes pesquisaram as características de alguns dos povos que compõem a pluralidade brasileira. Alguns alunos buscaram informações sobre as etnias das quais descendem, como a italiana. Também foram estudadas as culturas alemã, polonesa, portuguesa, japonesa, espanhola e indígena.

seminario etnias

Os conhecimentos obtidos foram compartilhados com a turma por meio do seminário. As crianças trouxeram exemplos de vestimentas e comidas típicas, além de curiosidades sobre cada povo e sua contribuição para a colonização do Brasil. Ao final, os alunos confraternizaram, degustando os pratos da culinária de cada país pesquisado.

seminario etnias

A aluna Júlia Bordignon, de 10 anos, encarou a atividade como um desafio. “Esse trabalho aumentou o meu conhecimento sobre o país de origem da minha família”, afirma. Ela é descendente de italianos e organizou um desfile de modas com as colegas, com o intuito de representar a cidade de Milão, que fica na Itália e é considerada berço da moda.