Você está aqui: Página Inicial / Aluna centenarista lança livro para o público infantil

Aluna centenarista lança livro para o público infantil

por Dara Luiza Hamann publicado 12/04/2016 16h20, última modificação 12/04/2016 16h20
“A menina e o reino dos cata-ventos” é a primeira obra de Rafaela Facin, de 7 anos

Um simples gesto pode levar a um grande resultado, desde que haja incentivo e atenção. Assim aconteceu com a aluna do 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário, Rafaela Loreto Facin. A partir de um desenho, a menina contou uma história, que pouco tempo depois foi publicada em livro. “A menina e o reino dos cata-ventos” é o primeiro livro da série “As aventuras de Maria”.

Conforme a mãe da centenarista, Andrea Loreto Peres, a produção do livro começou em julho do ano passado. “Ela estava comigo esperando o início da aula de música e veio me mostrar o desenho que ela tinha feito. Então, ela me contou a história daquele desenho e eu gravei”. O relato foi encaminhado para uma madrinha de Rafaela, que percebeu sua importância e sugeriu à mãe que o enviasse para uma editora. Entre três empresas interessadas, Rafaela optou pela Editora Café Pequeno, de Santa Rosa.

A história da personagem Maria foi redigida com o auxílio de Andrea. “Ela teve dois insights e conseguiu concluir a história. Eu apenas transcrevi as falas dela”, acrescenta a mãe. O sonho se concretizou em fevereiro deste ano, quando o livro foi lançado durante um Seminário de Educação em Horizontina. Além deste evento, Rafaela já foi convidada para outros compromissos como escritora. No dia 7 de abril, esteve em Cruz Alta, onde participou como patrona da Feira do Livro. Ainda está prevista sua presença na Feira do Livro de Santa Rosa, que acontece no dia 16 de abril. Uma sessão de autógrafos está prevista para o mês de maio, na Livraria Athena, em Santa Maria.

Nesta primeira edição, foram impressos 500 exemplares da obra, que podem ser adquiridos na Papelaria Brilhante, que fica na Rua Professor Braga, no Centro de Santa Maria. O valor do exemplar é R$ 15,00. Segundo a mãe, Rafaela pretende publicar mais três livros desta personagem, sendo que o segundo volume deve ser lançado até o final de 2016. Andrea ressalta a importância de os pais e responsáveis observarem a capacidades diferenciadas nas crianças, pois existem muitos talentos que passam despercebidos pela carência de interesse e atenção.

A repercussão na escola

Logo após o lançamento, Rafaela trouxe o livro para a escola. A história foi compartilhada com os colegas da turma do 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Centenário. De acordo com a professora Patrícia Silva, a publicação da obra serviu de inspiração e incentivo para os demais estudantes. “Até então, eles não sabiam que uma criança também podia ser escritora e agora estão motivados para escrever suas próprias histórias”, enfatiza a docente.

Aluna escritora

“A menina e o reino dos cata-ventos” compõe a “Janela do Saber” da turma, juntamente com títulos de Ana Maria Machado,  Ruth Rocha e outros autores consagrados de literatura infantil. O espaço reúne obras de diversos estilos e gêneros, com o objetivo de instigar a leitura e vontade de escrever, conceitos trabalhados ao longo de todo o ano letivo nesta etapa do conhecimento. Apesar de tímida, Rafaela mostrou-se muito feliz por despertar nos colegas a criatividade para produzirem suas histórias.

Aluna escritora