Você está aqui: Página Inicial / Alfabetização é iniciada no Centenário inspirada no exemplo de Susana Wesley

Alfabetização é iniciada no Centenário inspirada no exemplo de Susana Wesley

por Dara Luiza Hamann publicado 11/03/2016 17h17, última modificação 11/03/2016 17h18
Método da mãe do fundador da Igreja Metodista foi usado para marcar a etapa

O primeiro dia de aula sempre é especial. Mas para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário, o 22 de fevereiro também foi de comemoração. Isso porque, além do ano letivo, eles iniciaram uma nova e muito importante etapa em suas vidas escolares: a alfabetização.

Bolo foi partilhado no primeiro dia de aula

As professoras Amanda Diehl e Carmen Molina buscaram inspiração nas bases da escola para tornarem o dia especial. Susana Wesley, mãe do fundador da Igreja Metodista, João Wesley, ensinava o alfabeto aos seus filhos quando estes completavam cinco anos de idade, iniciando a alfabetização. Também nesta fase as crianças realizavam as primeiras leituras e lições, na Bíblia Sagrada. O ritual acontecia no dia do aniversário e Susana fazia um bolo para celebrar e a partir da divisão do alimento e do momento de comemoração iniciava o processo. Da mesma forma, as docentes do Centenário trouxeram um bolo e partilharam entre os alunos.

Bolo foi partilhado no primeiro dia de aula

Conforme a professora Amanda, a atividade fez parte do acolhimento aos estudantes e outras ações serão desenvolvidas ao longo do ano escolar. “É no 1º ano do Ensino Fundamental que os alunos têm um contato maior e mais objetivo com a escrita e a leitura e isso é motivo de comemoração”, afirma Amanda. Ela explica que além da partilha, foram transmitidas ideias de conjunto e unidade, em que o bolo inteiro representa a turma e as fatias cada aluno, com sua individualidade.

Conheça quem foi Susana Wesley

Susana Wesley era filha de Samuel Annesley, um líder dissidente. Ela gostava de ler livros de teologia, sabia grego, latim e francês. Aos 19 anos, casou-se com Samuel Wesley e em 21 anos teve 19 filhos. Susana era muito bonita e espirituosa. Tinha opiniões próprias, inclusive na política. O marido era sacerdote da Igreja Anglicana e ela carregava o fardo caseiro. Foi mãe, professora e conselheira. No seu tempo, a educação era dada por um tutor e ela, permanentemente, tomou para si a educação dos filhos, preparando-os para irem à escola. João Wesley foi o décimo quinto filho do casal e o que precisou de maior tempo e atenção da mãe. Susana sabia que ele teria uma missão especial e que precisava do seu apoio, o qual ela deu não só durante a infância, mas por toda a sua vida.