Você está aqui: Página Inicial / Acampadentro reuniu estudantes em uma noite diferente no Centenário

Acampadentro reuniu estudantes em uma noite diferente no Centenário

por tanara.cargnelutti publicado 03/11/2021 13h33, última modificação 03/11/2021 15h17

Na última sexta-feira, 29 de outubro, foi realizada a primeira edição do Acampadentro do Colégio Centenário, que reuniu as turmas do Ensino Médio e o 9º ano do Ensino Fundamental, em uma noite diferente e muito animada. Os estudantes passaram a noite na escola e participaram de uma programação especial, com jogos, enigmas, brincadeiras, música, rodada de cachorro quente, guloseimas e até uma fogueira.

O evento começou no Auditório quando os alunos foram recepcionados com muita alegria e descontração pela equipe de professores e coordenação pedagógica. Em seguida, eles foram divididos em cinco equipes, formadas com alunos de diferentes anos. O intuito era integrá-los, estimulando a interação e o entrosamento entre os adolescentes com atitudes cooperativas e o espírito de equipe.

A partir disso, todos os grupos foram conduzidos para um corredor sensorial, onde os alunos foram vendados e, guiados pelo colega da frente, experimentaram diferentes sentidos e sensações, vivenciando na prática o lema do Colégio Centenário: “Educar a mente a pensar, o corpo a agir e o coração a sentir”.

Logo após, as equipes se reuniram nas salas de aula para dialogarem, combinarem sobre suas estratégias e definirem o seu grito de guerra. Cada equipe foi coordenada por um professor ou professora. Em seguida, foram iniciados os jogos e, apenas com as luzes de suas lanternas, os estudantes se separaram para encontrarem e decifrarem enigmas que estavam espalhados por diferentes locais da escola.

A última atividade do Acampadentro foi realizada no Ginásio, em que os jogadores participaram de um circuito com o movimento do corpo. Ao final, todos receberam brindes em congratulação pela participação no evento.

A noite terminou com um momento de integração ao ar livre, quando alunos e professores se reuniram em volta da fogueira no pátio para conversarem, ouvirem música e comeram cachorro quente, entre outros lanches. O momento também contou com apresentação musical de dois ex-alunos do Centenário, Carlos Eduardo e Diulhana, que também eram integrantes da banda do colégio e do Grêmio Estudantil.

O estudante do 9º ano, Marcello Anese, 15 anos, aprovou o Acampadentro e considera a proposta de passar a noite na escola como inovadora.  “Achei bem legal e gostei muito dos enigmas e também do momento do lanche. Mas o melhor foi que a gente conseguiu socializar de uma forma diferente com os professores e outros colegas”, comenta.

Conforme explica a Orientadora Educacional da escola, Suélen Ilha, todo o evento foi pensado e preparado pela equipe pedagógica, junto dos professores e colaboradores da escola, com o intuito de motivar os estudantes neste período pré provas trimestrais, além de proporcionar a vivência em sociedade dos jovens, por meio da convivência em grupo e a interação com os colegas.

O Acampadentro também foi proposto como uma maneira de cuidar e fortalecer o socioemocional dos adolescentes, que passaram por tempos de distanciamento social. Outro objetivo foi marcar a transição da turma do 9º ano para o Ensino Médio, ocasionando a integração entre as turmas.

Na foto, Marcello Anese, aluno do 9º ano.