Você está aqui: Página Inicial / Pedagógico / Diálogo (pais e alunos) / Textos / Roda de Conversa

Roda de Conversa

Educação Infantil e 1º ano Fund 1

Desenvolvimento da autonomia e construção de limites
Professora e Mestra Mirian Ângulo

No geral, os pais buscam não repetir o que receberam de seus pais e desta forma, acreditam que não frustrarão seus filhos.

Pais temem que seus filhos sofram qualquer tipo de aborrecimento ou frustração e acabam por proteger ou superprotegê-los, impedindo que os mesmos "voem".

Tendem também a acreditar que quando os filhos estão com eles nenhum mal lhes ocorrerá. E acreditam que podem perder o amor dos filhos, caso digam um enfático NÃO.

É sabido que o ser humano precisa de limites e estes asseguram o cumprimento de regras que nos mantém na sociedade e viver em sociedade é algo imprescindível.

Desde a infância, é importante aprender a se colocar no lugar e reconhecer que se precisa do outro. Assim ter os limites estabelecidos proporcionará a pratica de respeitar e ser respeitado.

Quando se sabe até aonde se pode ir, adquire-se autonomia e segurança. Saber dos riscos que se corre ao ultrapassar os limites é de grande importância. Para isso, a família precisa deixar claras as regras e os combinados que fazem parte dela.

A criança com limites e autonomia consegue realizar suas atividades com maior independência, tem maior facilidade de transitar socialmente e, conseqüentemente, desenvolver-se mais facilmente.

Para que pais coloquem limites para seus filhos é importante refletir sobre suas próprias ações; se como pais têm tido limites, quais são respeitados e ter certeza que se deve estabelecer limites aos filhos.