Você está aqui: Página Inicial / Pedagógico / Tutoria

Tutoria

por fernando publicado 08/01/2016 17h39, última modificação 08/01/2016 17h39

O Colégio Metodista União adota o sistema de Tutoria na educação básica. Na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série), onde o trabalho se dá por unidocência, o(a) professor(a) é o tutor(a) nato(a). De 5ª a 8ª série do ensino fundamental e no ensino médio, o(a) professor/tutor(a) é indicado pela Equipe Pedagógica observando-se a carga horário e disponibilidade dos(as) mesmos(as), havendo redistribuição anual destes(as) tutores(as).

Os(As) tutores(as) são os(as) coordenadores(as) das ações concretas de orientação na sala de aula, buscando estabelecer canais de comunicação, respeito e confiança mútua com os(as) alunos(as) . São funções básicas destes(as) tutores(as): oferecer orientação pessoal, acadêmica e profissional, coordenar as atividades educativas da equipe de professores(as), acompanhar a aprendizagem dos(as) alunos(as) e manter a relação com as famílias dos(as) mesmos(as). Na carga horária dos(as) tutores(as) estão inseridos momentos destinados a trabalhar com o grupo, questões referentes a aprendizagem, organização pessoal e grupal, dinâmicas de grupo e outros, bem como períodos destinados a entrevistas e encaminhamentos com familiares e terapeutas.

Estes(as) tutores(as) são acompanhados(as) pela Coordenadora Pedagógica., principalmente nos casos considerados como PPNEs, dificuldades de aprendizagens e/ou emocionais. Os(As) tutores(as) participam de reuniões sistemáticas para discussão dos temas referentes à ação tutorial e capacitação profissional.