Você está aqui: Página Inicial / O Rio Grande do Sul chora a perda de Julio Machado

O Rio Grande do Sul chora a perda de Julio Machado

por Giovana publicado 03/02/2017 17h08, última modificação 03/02/2017 17h08
O Rio Grande do Sul chora a perda de Julio Machado

Júlio Machado da Silva Filho, o ex-aluno do Colégio União e do IPA que nos deixou há uma semana, deixa um legado para a cultura do Rio Grande do Sul (RS), com composições que fazem parte da história de muitas vidas. Afinal, qual gaúcho não tem na memória “Das roupas velhas do pai, queria que a mãe fizesse, uma mala de garupa, uma bombacha e me desse...”?

O veterinário compositor foi vencedor da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul em duas ocasiões: na 1ª edição do festival, em 1971, com a composição “Reflexão” em parceria com Colmar Duarte, interpretada pelo grupo “Os Marupiaras”, do qual fazia parte; e em 1983, na 13ª edição do festival, com a música “Guri”, composição criada em parceria com seu irmão João Batista Machado, sendo a canção foi interpretada por César Passarinho.

Na 33ª Noite de Cultura Gaúcha do Colégio Metodista União, realizada em 2014, a escola homenageou a Califórnia da Canção Nativa, com o tema “Calhandra: de Alma e Canto”.  Na ocasião reuniu dois dos integrantes do grupo “Os Marupiaras”, os irmãos Julio e Cecilinha Machado, numa linda apresentação com interpretação da canção “Reflexão”, juntamente com o coral das alunas da Universidade do Adulto Maior – UAM.

Redação/Fotos: Giovana Petrocele - Comunicação Colégio União