Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unionitas partem para o XXV Congresso Infantil do Colégio Metodista Americano

Unionitas partem para o XXV Congresso Infantil do Colégio Metodista Americano

por Giovana publicado 06/07/2016 18h09, última modificação 06/07/2016 18h09
Unionitas partem para o XXV Congresso Infantil do Colégio Metodista Americano

O Colégio Metodista União participa do XXV Congresso Infantil do Colégio Metodista Americano, nos dias sete e oito de julho, em Porto Alegre. Representam a escola, os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental. Nesta edição o evento tem como tema “Consuma sem consumir o mundo em que você vive!”.

A delegação do Colégio União partiu rumo à Porto Alegre na manhã desta terça-feira (06/07). Os alunos foram acompanhados pela professora da turma, Gilselda Gemelli, da supervisora pedagógica, Andrea Holzschuk e do educador Rômulo Marques, do Setor de Alunos.

O tema “Consuma sem consumir o mundo em que você vive!”, vem sendo trabalhado pela turma há algumas semanas. Entre as atividades com o objetivo de conscientizar as crianças, foram realizadas oficinas, como a de “Tie-dye” que teve a participação das mães, além da campanha de troca de brinquedos, incentivando o desapego, que foi abraçada pelas outras turmas. A árvore sustentável,  com copos e xícaras, também foi outro exemplo que visa evitar o uso desnecessário de copos descartáveis pelos alunos e professora. Cada um usa sua xícara, lava e depois guarda na árvore que fica na sala de aula.

De acordo com Andrea, a edição deste ano procura valorizar a simplicidade, o brincar e o fazer amigos. “Queremos que nossas crianças reflitam com responsabilidade sobre o que consomem, as consequências destas escolhas sobre o meio ambiente e a vidinha deles”, assegura. Outra questão valorizada pela professora é a viagem, que proporcionará um momento único, de autonomia para as crianças, pois marca a primeira viagem dos alunos do Colégio União sozinhos, sem a presença da família.

Programação

O Congresso tem início na quinta-feira (7/07), às 8h, no auditório Elizabeth Lee, com uma peça teatral apresentada por alunos do Colégio Americano. A programação continua com oficinas, entre as quais, de construção de brinquedos com garrafa pet, brincadeiras antigas, construção de árvores de canecas (customização de cabideiros para salas dos professores), customização de camisetas usadas e confecção de sacolas a partir de camisetas usadas. Os alunos do Americano farão a inauguração da instalação PARE E PENSE, com copos plásticos recolhidos durante duas semanas.

Na sexta-feira (8/07), às 8h30, acontece a “Caminhada pelo Consumo Consciente”, que sai da entrada da Álvaro Alvim e segue até a Igreja Metodista Wesley (Rua São Vicente, 180), onde o congresso terá o culto de encerramento.

O Congresso

O Congresso Infantil tem como objetivo a reflexão de assuntos ligados a questões de Direitos Humanos, transmitir o senso de responsabilidade ambiental e econômica. Foi iniciado em 1992, logo após a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em mais de 25 anos de projeto, já foram abordados temas como Paz, Ecologia, Inclusão, Trabalho Infantil e outros, considerados pelo Colégio Metodista Americano como temas de relevância social, aos quais as crianças podem refletir desde pequenas para contribuir positivamente no mundo em que vivem.