Você está aqui: Página Inicial / Notícias / União reúne mais de 300 pessoas no desfile da Semana da pátria

União reúne mais de 300 pessoas no desfile da Semana da pátria

por Colégio Metodista União — publicado 10/09/2007 09h06, última modificação 23/05/2016 11h29
Alunos(as) da Educação Física do IPA e da UAM participaram das comemorações na última sexta-feira (07/09) em Uruguaiana
União reúne mais de 300 pessoas no desfile da Semana da pátria

Fotos: Paulo Renato Etcheverria

O Colégio Metodista União pintou a avenida Presidente Vargas de azul e vermelho e levou o sentimento de orgulho e patriotismo para o desfile da Semana da Pátria, em Uruguaiana. A escola foi a 16ª instituição a se apresentar e reuniu mais de 300 pessoas na última sexta-feira (07/09).

Os(As) estudantes usaram o uniforme do colégio e os grupos das práticas escolares estavam vestidos de acordo com a modalidade, como a dança contemporânea e o judô. O esporte destacou a conquista do futebol na etapa municipal do campeonato Bom de Bola.

Entre os(as) participantes estavam alunos(as) do ensino fundamental e médio do União, da Educação Física do Centro Universitário Metodista IPA e da Universidade do Adulto Maior (UAM). Representantes da Associação Cultural Beneficente – ABC Unionita, formada por ex-alunos(as) da escola, pais do CPM e integrantes do projeto social Lixo Solidário também formaram a comitiva.

O coordenador administrativo do União, Luiz Stabile, ressalta a importância de participar da Semana da Pátria para a educação cívica dos(as) alunos(as). Durante toda a semana os(as) estudantes hastearam a bandeira pela manhã e a recolheram a tarde, sempre com participação de representantes de turmas que falaram sobre a data. “O prefeito Jose Francisco Felice elogiou a participação do União no desfile”, comentou Satbile que nesta segunda-feira (10/09) passa em todas as salas de aula para agradecer a presença dos(as) alunos(as).

A celebração da independência do Brasil começou no sábado (01/09) com o desfile das escolas de educação infantil. Um grupo de 30 crianças, de 4 a 6 anos, representaram o União. No domingo foi a vez da Corrida Verde e Amarelo, promovida pela Associação dos Corredores de Rua (Acoro) e a Liga da Defesa Nacional, em parceria com o União.

Com o grito “Independência ou morte”, D. Pedro proclama a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo. A data marca a autonomia política e administrativa do país em relação a Portugal.

Jornalista responsável: Vanessa Mello