Você está aqui: Página Inicial / Notícias / União reúne docentes, alunos(as), familiares e comunidade local para comemorar 139 anos

por Colégio Metodista União — publicado 10/06/2009 18h57, última modificação 23/05/2016 11h29
Alvorada Festiva, entrega do U de Ouro e sarau de poesia foram alguns dos eventos que marcaram aniversário <br>

Fotos: Elke Bahi Pedroso

Durante a primeira semana de junho o Colégio Metodista União comemorou 139 anos junto com a comunidade. Foram realizadas atividades esportivas, ambientais, literárias e religiosas.

No dia 4 de junho professores(as), alunos(as), familiares e comunidade participaram da 10º edição do Sarau “União em Poesia”, promovido pela Universidade do Adulto Maior (UAM). A edição contou ainda com convidados(as) da Academia Uruguaiense de Letras e da Confraria do Funcho. “Nosso Sarau foi um sucesso e já é marca registrada na comunidade de terceira idade de Uruguaiana”, celebra a professora Ana Marta Cassol, uma das organizadoras do evento.

Outra comemoração especial foi o Dia do Meio Ambiente, que envolveu diversas turmas da escola no dia 5 de junho. Durante à tarde, os(as) alunos(as) assistiram a uma palestra no Salão Nobre.

Já no dia 6 as quadras esportivas da escola se abriram para a comunidade. A atividade “União 12 horas” integrou a comunidade de Uruguaiana para jogos de futsal, futebol de campo, basquete, handebol e vôlei. “É uma maneira de nos mostrarmos para a população, já que durante o resto do ano ela é fechada para a maioria das pessoas”, acredita a professora de Educação Física Cláudia Cassol.

No domingo, 7 de junho, a Igreja Metodista Central de Uruguaiana realizou um culto especial em comemoração ao aniversário do União. O diretor da Educação Básica, professor Norberto Garin, ministrou o culto de Ação de Graças.

A Alvorada Festiva, uma queima de fogos seguido pelo café da manhã comunitário, foi realizada às 6h da segunda-feira, 8 de junho. O evento foi uma promoção do Conselho de Pais e Mestres. À noite, o ABC Unionita, entidade dos ex-alunos(as) do União, juntamente com a associação dos professores(as) e funcionários(as) da escola, promoveu um jantar de confraternização promovido pelo. “Mesmo realizada às 6h e com muito frio, tivemos um público como a muitos anos não tínhamos”, comemora a coordenadora pedagógica do União, Lúcia Lopez.

Prefeito de Uruguaiana recebe U de Ouro
Um dos destaques das comemorações de aniversário da escola foi a entrega do U de Ouro, troféu que é concedido aos(as) ex- alunos (as) que são destaque na sociedade gaúcha e brasileira. Este ano o homenageado foi o prefeito da cidade José Francisco Sanchotene Felice. A entrega ocorreu em 6 de junho com participação do professor Norberto Garin.

O prefeito agradeceu a escola e lembrou da importância do União, dos(as) professores(as), colegas e amizades em sua formação. Sanchotene estudou durante dez anos na escola, de 1945 a 1954.

Além da entrega do U de Ouro, outras homenagens tradicionais destacaram o(a) aluno(a) mais nova(a), para Bruna Braccini Guterres do Nível 4 da Educação Infantil, a professora Ana Cristina Duarte Beltran e o funcionário Celso Conceição da Silveira, com 20 anos de trabalho dedicados ao colégio.

Segundo Lúcia, a semana de aniversário foi um sucesso. “As atividades foram bem prestigiadas e ao comemorar os 139 anos novamente se viu o reconhecimento da comunidade uruguaianense com a história do União”, avalia.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Rafaela Haygertt