Você está aqui: Página Inicial / Notícias / União relança campanha “A solidariedade começa aqui”

União relança campanha “A solidariedade começa aqui”

por Colégio Metodista União — publicado 04/04/2011 10h45, última modificação 23/05/2016 11h29
Ação abraça o projeto Lixo Solidário, desenvolvido pela Pastoral Escolar
União relança campanha “A solidariedade começa aqui”

Foto: Elke Bahi Pedroso

O Colégio Metodista União relançou a campanha 'A solidariedade começa aqui”, coordenada pela professora Liziane Galvão Pouey de Oliveira, do 3º ano do Ensino Fundamental. A ação teve início em 2010 para promover o Lixo Solidário, que é desenvolvido há alguns anos pela Pastoral Escolar, proporcionando ao Colégio, desde 2003, o selo Escola Solidária.

Conforme Liziane, o Lixo Solidário consiste na coleta e distribuição de lixo seco às famílias de catadores cadastradas no União. O projeto beneficia 10 famílias, as quais tiram sustento através da venda de lixo seco. A campanha mobiliza não apenas os(as) alunos(as), mas as famílias e vizinhos(as) a separarem o lixo seco em casa e mandarem para a escola, para serem enviados aos(às) cadastrados(as).

“No ano passado o sucesso foi muito maior do que se esperava, no início chegava uma carroça por semana para recolher o lixo, passando no final do ano para cinco ou seis carroças a cada recolhimento”, conta a coordenadora. Liziane tem grandes expectativas para segunda edição de “A solidariedade começa aqui”.

“A receptividade dos(as) alunos(as) será ainda maior, e não apenas de estudantes do 3º ano, mas de todas as turmas, que já mostram-se engajadas”, diz. Ainda de acordo com a professora, chegam a escola cerca de 200 itens por dia, entre eles caixas de papelão, garrafas pet, latinhas e outros recicláveis.

Cada aluno(a) participante recebe uma cartela, na qual são anotados o número de itens trazidos, aqueles que trazem maior quantidade, ganham brindes em material escolar reciclado, como lápis e caderno. 'Os(As) estudantes juntam pontos, as famílias juntam o lixo e os(as) catadores(as) aumentam a renda', declara a professora.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Bruna Carpenedo