Você está aqui: Página Inicial / Notícias / União recebe Selo Escola Solidária do Ministério de Educação

União recebe Selo Escola Solidária do Ministério de Educação

por Colégio Metodista União — publicado 07/12/2007 10h28, última modificação 23/05/2016 11h29
Escola recebe premiação pela qualidade da educação e preocupação social com o projeto Lixo Solidário

 Pela terceira vez em três edições o Colégio Metodista União é campeão em solidariedade. A escola conquistou o Selo Escola Solidária pela excelência do projeto Lixo Solidário, que atende famílias carentes de Uruguaiana. O comunicado chegou nesta segunda-feira (26/11) através do Ministério da Educação (MEC) e a entrega oficial será no dia 10 de dezembro, às 15h, na Secretaria da Educação. A governadora do Estado, Yeda Crusius, e a secretária da educação, Mariza Abreu, entregam as honrarias.

O projeto Lixo Solidário atende nove famílias da vila Prado das Bicicletas e consiste na arrecadação de material reciclável, doado por toda comunidade e entregue no colégio. Todas as terças-feiras, os(as) beneficiados(as) pela ação recolhem o material que auxilia na renda e no sustento das famílias. Além deste trabalho que dura o ano inteiro, em datas especiais como Natal, Páscoa e Dia das Crianças o União recolhe alimentos, roupas, livros e brinquedos e entrega aos(às) atendidos(as). O trabalho é realizado por Miriam Almeida, da Pastoral de Uruguaiana, Elke Pedroso, bibliotecária da escola, e Rosa dos Santos, secretária do colégio.

O coordenador do Campus União, professor Luiz Stabile, comenta orgulhoso a escolha do MEC. “Tem um grande significado para nós e para a escola, pois atendemos as famílias do ponto de vista material e espiritual, e isso é um reconhecimento do trabalho realizado e que vem dando certo”, comemora.

Selo Escola Solidária

O processo de seleção das escolas que recebem o Selo é bienal e já teve três edições, em 2003, 2005 e 2007. O prêmio se caracteriza como símbolo de um processo de reconhecimento e identificação dos colégios de educação básica que priorizam a articulação com a comunidade através de atividades e projetos de voluntariado educativo. Nesta edição, cerca de 797 escolas gaúchas foram selecionadas, sendo 145 de ensino particular.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz