Você está aqui: Página Inicial / Notícias / União recebe cerca de 400 pessoas para abertura da 75º Olimpíada Metodista

União recebe cerca de 400 pessoas para abertura da 75º Olimpíada Metodista

por Colégio Metodista União — publicado 01/11/2007 10h44, última modificação 23/05/2016 11h29
Campeonato esportivo mais aguardados dos colégios metodistas teve disputas equilibradas em futebol, atletismo, vôlei e basquete
União recebe cerca de 400 pessoas para abertura da 75º Olimpíada Metodista

Foto: Maiquel Pacheco

Disputas equilibradas, integração e superação de limites. Assim foi a 75ª Olimpíada Metodista, que reuniu os colégios Americano, Centenário e União, entre os dias 25 e 27 de outubro, em Uruguaiana. Só na abertura, cerca de 400 pessoas marcaram presença nas dependências do União, escola anfitriã nesta edição.

Cerca de 180 alunos(as) participaram de disputas equilibradas. O Americano venceu nas modalidades de atletismo feminino e basquete masculino, o Centenário foi o campeão no vôlei masculino e feminino e no basquete feminino, e o União venceu no atletismo masculino e no futebol, em um disputado jogo de baixo de chuva.

Este ano, dois colégios argentinos, da cidade de Passo de Los Libres, foram convidados a participar do evento esportivo. O time de vôlei masculino da Escuela Secundária Normal Valentin Virasoro e o time de vôlei feminino da Escuela Secundária Passo de Los Libres somaram 25 atletas estrangeiros(as).

Segundo o coordenador administrativo do Campus União, professor Luiz Stábile, os(as) atletas aproveitaram a oportunidade de superar seus limites e vencer desafios, mas sempre em clima de camaradagem e civilidade “O ambiente foi o melhor possível e a Olimpíada foi muito boa, não só pelo nível técnico, mas sobretudo pelo nível disciplinar apresentado”, elogiou. Para demonstrar que o importante é competir e fazer novos(as) amigos(as), todos(as) os(as) participantes receberam medalhas e cada escola recebeu um troféu.

Além dos(as) representantes da escola anfitriã, também estive envolvido nas cerimônias o Diretor do Instituto Metodista Centenário, professor Edgar Timm, que representou a diretora geral da Rede Metodista de Educação do Sul, professora Adriana Menelli de Oliveira. Também estiveram presentes a coordenadora da educação básica dos colégios da Rede Metodista, professora Gianice Fortes, e representações do Comando da 3ª Bateria anti-aérea, do Quartel General de Uruguaiana, da coordenadoria regional de educação e de outras instituições de ensino da região.

História da Olimpíada Metodista
A primeira edição da Olimpíada foi realizada em 1928 no extinto Colégio IPA, em Porto Alegre. O evento era chamado de Liga dos Colégios e só tinha participação de meninos.

Paralelo aos jogos masculinos, acontecia o Torneio Intercolegial Feminino, disputado pelo Americano e pelo Centenário, escolas que só trabalhavam com meninas.

O União e o Instituto Ginasial de Passo Fundo, que não faz mais parte da Rede Metodista, disputavam as duas competições por serem escolas mistas. Somente a partir de 1948, as Olimpíadas passaram a reunir todos os colégios metodistas do Estado.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz