Você está aqui: Página Inicial / Notícias / União completa 138 anos de fundação e centenário metodista em junho

União completa 138 anos de fundação e centenário metodista em junho

por Colégio Metodista União — publicado 11/03/2008 08h34, última modificação 23/05/2016 11h29
Atividades comemorativas iniciam com culto no dia 19 de março e seguem ao longo do ano com eventos culturais e esportivos

O Colégio Metodista União inicia as atividades de comemoração pelo centenário metodista e pelos 138 anos da instituição com um culto no dia 19 de março. A celebração será realizada pela pastora Miriam de Almeida e deve reunir aproximadamente 100 estudantes no Salão Castro Alves (Rua Tiradentes, 3432).

Esta é a primeira de muitas atividades programadas para 2008. Segundo o professor Luis Stabile, a escola irá realizar até junho um culto por mês, sempre em turnos distintos para que todos(as) os(as) alunos(as) participem. Também estão previstos para os próximos meses campeonatos esportivos e ações recreativas, além de um sarau literário de poesia e de canto com caráter nativista, planejado para o dia 18 de abril. O evento cultural terá participação de com ex-alunos(as) e de cantores(as) tradicionalistas como João de Almeida Neto.

A semana de aniversário do União começa com a entrega do “U de ouro” no dia 06 de junho. Realizado há 40 anos, o evento presta homenagem para ex-alunos(as) que tenham se destacado em algum campo da sociedade. Entre as pessoas que já foram agraciadas em diferentes edições estão os irmãos Torbem e Lars Grael, o tradicionalista Paixão Cortes e os políticos Raul Pont, Guilherme Villela e Frederico Antunes.

As comemorações seguem no dia 07 de junho com um grande jantar de ex-alunos(as), que reúne em média 80 pessoas por edição. Já o dia do aniversário (08/06) será marcado com um culto realizado pelo Bispo da Igreja Metodista da 2ª Região Eclesiástica Luis Vergílio.

Fundado em 1870 pelo francês Aleixo Vicente Vulrod, o Colégio União modificou o cenário do ensino de Uruguaiana ao abrir as portas para receber alunos de ambos os sexos, já que no século 19 era raro meninos e meninas estudarem juntos. Após vivenciar a invasão de Uruguaiana pelo Paraguai, Vulrod criou a escola em homenagem ao fim do conflito. Em 1908 a escola passou a ser administrada por missionários da Igreja Metodista Episcopal do Sul, dos Estados Unidos, e adotou o nome de Colégio Metodista União.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz