Você está aqui: Página Inicial / Notícias / União comemora Semana Farroupilha com programação especial

União comemora Semana Farroupilha com programação especial

por Colégio Metodista União — publicado 13/09/2007 15h39, última modificação 23/05/2016 11h29
Cerca de 18 representantes do colégio recepcionam a Chama Crioula em Uruguaiana na quinta-feira (13/09)<br>
União comemora Semana Farroupilha com programação especial

A próxima quinta-feira (13/09) tem um significado especial para os(as) moradores(as) de Uruguaiana. A cidade recebe a Chama Crioula na praça Rio Branco, às 20h. Centenas de pessoas montadas a cavalo recepcionam a comissão da 4ª Região Tradicionalista e é claro que o Colégio Metodista União não vai ficar de fora.

Cerca de 18 representantes, entre alunos(as) e professores(as), recebem uma centelha da chama, que será levada à escola e ficará acesa até o término das comemorações da Semana Farroupilha. As atividades alusivas ao 20 de setembro organizadas pelo colégio não terminam por aí. Ainda no mesmo dia, após a chegada da chama, um churrasco promove a integração da comunidade escolar envolvida na recepção.

O ponto culminante da celebração farroupilha está marcado para o dia 22 de setembro, com a realização da 27ª Noite de Cultura Gaúcha. O evento faz parte do calendário oficial de Uruguaiana e deve reunir cerca de duas mil pessoas, a partir das 19h30, no ginásio do União (Rua Tiradentes, 3.432).

A cada edição, o colégio conta uma passagem histórica do Rio Grande do Sul. Este ano, o tema é “A bravura do povo gaúcho”, apresentado através de dança, teatro, expressão corporal e um show de luzes que promete atrair o público presente. “Temos lindos espetáculos que ficam marcados por seu tema e grandeza e, principalmente, pela participação dos(as) alunos(as), professores(as) e funcionários(as)”, comenta a coordenadora pedagógica do União, Lúcia Lopez.

Ao longo da semana, entre os dias 14 e 19, as turmas terão atividades especiais como o hasteamento e o recolhimento das bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul. Desde o início do setembro a Semana Farroupilha é comemorada pelos(as) estudantes do União.

No dia 6, as redações das alunas Pâmela Chadanian e Mariana Soares foram premiadas em concurso promovido pela 10º Coordenadoria Regional de Educação e pela Comissão Municipal da Semana Farroupilha. Com o tema “Assim se movimentou o gaúcho”, Mariana, da 6ª série, conquistou o 1º lugar na categoria de ensino fundamental e Pâmela, do 2º ano, obteve o 3º lugar na categoria ensino médio. O concurso teve a participação de diversas escolas particulares, estaduais e municipais.

A cada ano, a chama crioula é acesa em uma cidade do Rio Grande do Sul e segue para os demais municípios. Este ano foi em São Nicolau, na fronteira com a Argentina, no dia 18 de agosto. Desde então, os cavaleiros distribuem centelhas em diversas cidades do Estado, como São Luis Gonzaga, São Miguel das Missões e Santo Ângelo.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Caroline Alves