Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Turma do 5º Ano lança projeto “Papa Pilhas”

Turma do 5º Ano lança projeto “Papa Pilhas”

por marcello publicado 17/03/2016 15h25, última modificação 17/03/2016 17h18
Turma do 5º Ano lança projeto “Papa Pilhas”
O "Papa pilhas" construídos pelos alunos (Clique para ampliar)

Em uma atitude ecologicamente correta, alunos do 5º ano do Colégio Metodista União lançaram o projeto “Papa Pilhas”. Sob a coordenação da professora da turma, Mari Margo Krüger, os estudantes aprenderam sobre a importância de colocar as pilhas usadas em um lixo especial, com destino longe da natureza.

A turma confeccionou um bonito boneco, o “Papa Pilhas”, que permanecerá na escola, onde as pilhas deverão ser descartadas. Neste momento, os estudantes do 5º ano fazem campanha de conscientização na escola, família e comunidade, solicitando que descartem as pilhas no “Papa Pilhas” do União. Desta maneira, desenvolvem uma ação solidária e aprendem sobre cidadania. O funcionário Paulo Taborda e a professora auxiliar, Silvia Maria Suarez, apoiaram o projeto, auxiliando os estudantes na confecção do boneco que "engole pilhas".

Porque ter cuidado com o descarte das pilhas?

De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o perigo reside no fato das pilhas e baterias possuírem líquido tóxico em sua composição. Se jogadas incorretamente, podem ser amassadas ou estourarem, deixando vazar uma substância tóxica.

A falta de cuidado no descarte de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, tais como a contaminação do solo e da água. Além de tudo, pode causar doenças em quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados incorretamente. Com o descarte incorreto, o líquido nocivo das pilhas se acumula na natureza e, como não é biodegradável e não se decompõe, pode contaminar o solo.

Primeiros passos para o descarte correto de pilhas e baterias:

• Escolha pilhas recarregáveis, pois têm mais durabilidade.

• As pilhas alcalinas não contêm metais pesados em sua composição.

• Já as pilhas comuns (inclusive as recarregáveis) possuem mercúrio, cádmio e chumbo e devem ser devolvidas ao fabricante.

• Não adquira produtos piratas, pois a procedência duvidosa pode trazer materiais mais tóxicos do que os regulamentados.

• Verifique se a embalagem contém informação de que a pilha pode ser descartada no lixo comum.

• Retire as pilhas dos equipamentos, se eles ficarem muito tempo sem uso.

• Nunca guarde pilhas e baterias em locais expostos ao calor e à umidade, o que evita vazamento do seu conteúdo.