Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seminário de Literatura une ficção e realidade no Colégio União

Seminário de Literatura une ficção e realidade no Colégio União

por Colégio Metodista União — publicado 27/05/2009 15h10, última modificação 23/05/2016 11h41
Evento que estimula conscientização sobre problemas ambientais aconteceu na sexta-feira (22/05)
Seminário de Literatura une ficção e realidade no Colégio União

Fotos: Elke Bahi Pedroso

A imaginação tomou conta do salão nobre Castro Alves, do Colégio Metodista União, na tarde de sexta-feira (22/05), durante o Seminário de Literatura dos(as) alunos(as) da 4ª série do Ensino Fundamental. Cerca de 120 pessoas, entre estudantes, docentes, mãe e pais partilharam idéias de personagens fictícios com relação a problemas reais do meio ambiente, como poluição e desmatamento.

O seminário é parte das atividades do projeto Criação de Personagens, que estimula a elaboração de super-heróis cujos superpoderes objetivam resolver problemas ambientais. Para tanto, na sala de aula e na biblioteca os(as) alunos(as) estudaram personagens conhecidos, como o Super-Homem, observando suas características, poderes, lugar de origem, inimigos(as).

“O objetivo principal do seminário foi aproximar mais a criança do universo literário, incentivar a capacidade criativa de construção, possibilitar a reflexão crítica acerca dos super-heróis contemporâneos e estimular a conscientização para os problemas ambientais”, explica a professora Mari Margo Krüger, organizadora do evento.

Objetivo certamente alcançado, segundo depoimentos de mães e alunos(as) que participaram ativamente. Para a mãe do aluno Thiago, Sheila Ferreira Andrade, foi ótima a iniciativa pois deu ao menino a oportunidade de desenvolver a criatividade e expressar aquilo que foi criado. A mãe de Bibiana, Rúbia Thaiane Dellavechia, gostou muito da atividade que proporcionou um grande envolvimento de toda a família na criação do personagem. “Penso que esta atividade é uma ótima oportunidade da criança falar em público, além de incentivar o hábito da leitura, assim como a preocupação em preservar o meio ambiente”, analisa.

“Aprendi que é muito importante cuidar do nosso meio ambiente, que também podemos ser um super-herói e ajudar o planeta em que vivemos”, revela a aluna da 4ª série Alice Gomes Paz. “Foi muito bom participar desta atividade, me despertou a atenção para o cuidado com o meio ambiente, mas achei muito bom subir no palco e falar para todos que estavam assistindo, adorei falar no microfone para a platéia. Foi uma ótima experiência”, testemunha o aluno João Vicente Alves Oliveira.

O seminário teve como convidada a professora da Hora do Conto, Maria Carolina Almeida Ferreira, que falou sobre a importância da leitura e dos estímulos que devemos dar às crianças para que gostem de ler.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Luís Bustamante