Semana do Metodismo tem jornada de leitura no Colégio União
Foto: Elke Bahi Pedroso
Para comemorar a Semana do Metodismo, de 18 a 22 de maio, o Colégio Metodista União desenvolve uma jornada de leitura com o objetivo de ampliar o conhecimento dos(as) alunos(as) sobre os ensinamentos da religião. Para interação com os(as) estudantes durante a jornada, serão utilizados bonecos que representam o fundador do Metodismo, John Wesley, e seus companheiros. Os livros escolhidos são baseados na filosofia wesleyana, que estimula a prática da meditação, da oração e incentivam a reflexão de temas como racismo, discriminação e justiça social.
As crianças da Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental participam da Hora do Conto, na biblioteca da escola, com orientação da professora Maria Carolina Almeida Ferreira. Já para os(as) alunos(as) da 5ª e da 6ª séries, a leitura acontece nas salas de aula, na disciplina de Religião, sob a coordenação da coordenadora da pastoral, professora Mirian Preto Almeida.
A Igreja Metodista teve seu início no século 18, na Inglaterra, numa época em que a sociedade inglesa passava por transformações. Em 1730, John Wesley e colegas estudantes organizaram uma pequena sociedade, o chamado Clube Santo, que se dedicava a ensinar os(as) órfãos(ãs), visitar os(as) presos(as), cuidar de pobres e idosos(as). Como os integrantes desenvolviam suas práticas de vida e de cristianismo com muita disciplina e método, foram apelidados de metodistas. A expressão então deu o nome a uma instituição hoje presente em todos os continentes, com cerca de 750 escolas. No Brasil, mais de 50 instituições educacionais formam a Rede Metodista de Educação.
Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Luís Bustamante