Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Respeito à natureza e às diferenças culturais são temas da Semana das Nações Indígenas

por Colégio Metodista União — publicado 17/04/2008 07h56, última modificação 23/05/2016 11h29
União recebe visita de indigenista da Aldeia Xingu na quinta-feira (17/04) e crianças do Americano conversaram com Guarani <br>
Para comemorar o Dia do Índio e ensinar o respeito à cultura indígena, os Colégios da Rede Metodista de Educação do Sul promovem diversas atividades até sexta-feira (18/04). As ações têm como objetivo possibilitar o desenvolvimento de uma atitude investigativa frente à etnia, além de identificar a contribuição na cultura brasileira, a inclusão e a situação dos indígenas na atual sociedade.

Na tarde desta quinta-feira (17/04), os(as) alunos(as) do Colégio Metodista União recebem a visita de um indigenista que viveu na Aldeia do Xingu. Com uma palestra, o convidado faz uma reflexão sobre a cultura indígena, valores, organização e experiência de vida, além de apresentar fotos e vídeos de seu acervo particular.

No Colégio Metodista Americano, os(as) pequenos(as) da educação infantil, nível 3 e 4, receberam a visita do Guarani Nhanderú Jepoverá, na quarta-feira (16/04). Morador da reserva Cantagalo, Verá tem apenas 20 anos e esta é quarta vez que participa de um encontro com crianças para divulgar sua cultura. 'O que eu mais gosto é da troca de experiências, de mostrar como os Guaranis vêem o mundo', contou Verá.

Respeito à natureza e às diferenças culturais, hábitos culinários e artesanato indígena foram alguns dos ensinamentos transmitidos pelo jovem professor bilíngüe (guarani/português), além de brincadeiras educativas com foco no cultivo da terra e agricultura. 'Ver um índio de verdade é especial e eu aprendi muitas coisas', afirmou o aluno do nível 4, Giuseppe Benvenutto, de cinco anos.

Entre as ações que integram a Semana das Nações Indígenas (14 a 18/04), realizada todos os anos nos colégios da Rede Metodista, ainda estão pesquisas sobre a origem do homem americano e sobre a situação dos índios no Brasil desde outras épocas até os dias atuais. Sessões de vídeos e elaboração de painéis também fazem parte da programação.

Durante as segundas-feiras do mês de abril, os colégios também desenvolvem projetos de literatura, produção de textos, trabalhos manuais, exposições, encontros e palestras sobre a cultura indígena nativa do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Atualmente, os(as) cientistas classificam os grupos humanos com o termo etnia e não mais o conceito raça. Assim, grupo étnico refere-se a uma população com características culturais específicas como língua, costumes e passado histórico comum O povo brasileiro é o resultado de um encontro de três grupos étnicos básicos: o indígena, o europeu e o africano.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Carolina Born