Projeto ecológico incentiva consumo inteligente no Colégio União
Foto: reprodução
A gurizada da 3ª série do Colégio Metodista União, de Uruguaiana, já está por dentro do assunto, com Projeto Consumo Inteligente, que começa nesta quarta-feira (09/04). Idealizado pela professora Lisiane Giordano Oliveira, o projeto busca despertar o interesse ecológico da turma de alunos(as), através da prática do consumo inteligente.
Segundo Lisiane, antes de separar o lixo, é fundamental entender o quê se está consumindo. Desde a água, até os produtos mais industrializados, é necessário que a criança perceba como é gerado o lixo para a reciclagem, explica a professora.
A idéia é motivar a criançada, dentro da sala de aula, para as saídas práticas, em que serão visitadas pequenas feiras, armazéns e supermercados da cidade, a fim de entender como é feita a oferta dos produtos (embalagens) ao consumidor.
De acordo com a professora, o Projeto Consumo Inteligente se adapta a todas as disciplinas estudadas durante o ano, desde História até Matemática. E é por meio de pesquisas, relatórios e listagens, produzidas pelos próprios estudantes, que o assunto vai ganhando forma, explica.
Antes das férias de julho, a galerinha pretende produzir uma sacola ecológica para ser usada nas compras de casa. Já no próximo semestre, a turma vai botar a mão na massa e cultivar uma horta ecológica. Desta forma, os(as) alunos(as) podem ajudar em casa, na hora das compras da família, de maneira mais consciente, esclarece Lisiane Oliveira.
Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Carolina Borne