Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto ecológico incentiva consumo inteligente no Colégio União

Projeto ecológico incentiva consumo inteligente no Colégio União

por Colégio Metodista União — publicado 09/04/2008 07h34, última modificação 23/05/2016 11h29
Ação quer despertar o interesse ambiental dos estudantes através de práticas em sala de aula
Projeto ecológico incentiva consumo inteligente no Colégio União

Foto: reprodução

A gurizada da 3ª série do Colégio Metodista União, de Uruguaiana, já está por dentro do assunto, com Projeto Consumo Inteligente, que começa nesta quarta-feira (09/04). Idealizado pela professora Lisiane Giordano Oliveira, o projeto busca despertar o interesse ecológico da turma de alunos(as), através da prática do consumo inteligente.

Segundo Lisiane, antes de separar o lixo, é fundamental entender o quê se está consumindo. “Desde a água, até os produtos mais industrializados, é necessário que a criança perceba como é gerado o lixo para a reciclagem”, explica a professora.

A idéia é motivar a criançada, dentro da sala de aula, para as saídas práticas, em que serão visitadas pequenas feiras, armazéns e supermercados da cidade, a fim de entender como é feita a oferta dos produtos (embalagens) ao consumidor.

De acordo com a professora, o Projeto Consumo Inteligente se adapta a todas as disciplinas estudadas durante o ano, desde História até Matemática. “E é por meio de pesquisas, relatórios e listagens, produzidas pelos próprios estudantes, que o assunto vai ganhando forma”, explica.

Antes das férias de julho, a galerinha pretende produzir uma sacola ecológica para ser usada nas compras de casa. Já no próximo semestre, a turma vai botar a mão na massa e cultivar uma horta ecológica. “Desta forma, os(as) alunos(as) podem ajudar em casa, na hora das compras da família, de maneira mais consciente”, esclarece Lisiane Oliveira.

Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Carolina Borne