Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto “LER… IMAGINAR… VIAJAR…” começa com a Educação Infantil

Projeto “LER… IMAGINAR… VIAJAR…” começa com a Educação Infantil

por Giovana publicado 27/03/2017 17h53, última modificação 27/03/2017 17h53
Projeto “LER… IMAGINAR… VIAJAR…” começa com a Educação Infantil

As turmas da Educação Infantil do Colégio Metodista União, abriram os trabalhos do projeto “LER...IMAGINAR... VIAJAR...”, cujo objetivo é estimular e incentivar a leitura.

O projeto lançado neste mês de março o projeto é direcionado aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. Entre os objetivos, destaca-se a promoção e o incentivo para o gosto pela leitura e pelos estudos, o acesso ao acervo literário da escola, revistas e jornais locais, propicia práticas de leitura numa perspectiva lúdica e interdisciplinar, melhora os resultados de aproveitamento do rendimento escolar, estimula o raciocínio, a linguagem, a escrita e a atenção, enriquecendo a vivência, a convivência e a cidadania.

As muitas maneira de ler

Dentro do projeto “LER...IMAGINAR... VIAJAR...”, cada turma, com o professor coordenador, desenvolverá um trabalho de leitura, mostrando aos alunos as mais diferentes e criativas maneiras de se conectar com o mundo imaginário que existe dentro de cada livro.

O projeto contará com rodas de leitura, dramatizações, fantoches, declamações de poesias, produção textual, leitura compartilhada, leitura livre, confecção de fantoches, produção de mini-livros, audição de histórias em CDs e DVDs, caça-palavras, palavras-cruzadas, parlendas, dobraduras .

recorte e colagens, além da criação oral de novas histórias.

Sacola Literária

Inauguram o projeto as turma da Educação Infantil, das professora Mell Goulart e Luciana Bilhalba, com a “Sacola Literária”, que começa nesta segunda-feira (27/03) a visitar as famílias.

A professora Mell, escolheu a obra “Zeca, um Herói Negro”, de autoria da escritora gaúcha Maria Rita Py Dutra. Após a leitura, cada aluno terá que gravar um vídeo com seu depoimento, o qual posteriormente será  apresentado para a turma. Mell explica que escolheu a obra “Zeca, um Herói Negro” pelo fato de estar trabalhando com seus pequenos alunos o tema “Diversidade”.

Já a professora Luciana optou por colocar na “Sacola Literária” o livro “E o dente ainda doía”, da autora Ana Terra, também gaúcha. Conta que escolheu o livro por estar trabalhando com seus alunos o esquema corporal dentro do projeto “Ninguém é igual a ninguém” e a história dos dentinhos tem tudo a ver. Após a leitura, junto com a família, cada criança deverá registrar o que entendeu da história.

Redação/Fotos: Giovana Petrocele - Comunicação Imec