Passeata pelos direitos das crianças reúne cerca de 600 alunos(as) no Americano
Sou criança e quero ter motivos para dormir tranqüilo/ sonhar e acordar/ sentir que a vida é uma brincadeira. Estes são os primeiros versos do hino do Congresso Infantil: Criança Vida, que teve sua 17º edição encerrada nessa quinta-feira (10/07), com a passeata pelos direitos das crianças. A caminhada reuniu cerca de 600 estudantes. Com o tema Colcha de Retalhos Costurando Afetos o evento proporcionou interação entre alunos(as) dos Colégios da Rede Metodista e de escolas públicas de Porto Alegre.
A professora da 4ª série do Centenário, Cleuza Bonaldo, que integra o evento pela segunda vez, contou que o congresso é importante, pois desperta os(as) pequenos(as) para ações pensadas sobre bondade e fraternidade. Esse trabalho de reflexão com as crianças faz com que plantemos uma sementinha, na qual nascerá uma árvore com frutos, como sabedoria e benevolência, ou seja, adultos conscientes de seu papel na sociedade.
Para Maria Fernandes, professora da 4ª série do Instituto de Educação Rio Branco, esse tipo de atividade é importante, pois é assim que as crianças tomam consciência dos direitos que elas têm desde pequenas. Pensamento semelhante tem a empresária Sheila Andrade, mãe do estudante da 3ª série do Colégio Metodista União, Thiago Andrade, de oito anos. Ela diz que as crianças ficam fascinadas com o Congresso e que, por isso, considera fundamental trabalhos como este. Nesses encontros eles dão continuidade aos estudos e desde pequenos passam a lutar por seus direitos sempre com respeito pelo próximo.
As alunas da 4ª série do Colégio Metodista Americano, Júlia Martins e Julia Machado, revelam que adoraram as atividades do Congresso Infantil. Já fizemos a passeata em outros anos, é sempre muito legal, diz Martins. Nas atividades realizadas na quarta-feira (09/07), no Auditório Elizabeth Lee, as meninas gostaram mais das apresentações de dança Ser Diferente, Senhor da Guerra e Herdeiros do futuro, realizadas pelos(as) alunos(as) da 4ª série.
Parceria entre escolas
O tema deste ano surgiu a partir de uma parceria entre diversas escolas infantis de Porto Alegre. Para simbolizar os objetivos da campanha, as crianças da Educação Infantil e Séries Iniciais do Americano foram convidadas a fazer, junto com seus familiares, pinturas, bordados e outros enfeites em retalhos de tamanhos diferenciados. As criações deram origem a diversas colchas que serão doadas para instituições assistenciais.
Realizado pela Rede Metodista de Educação do Sul desde 1992 para comemorar o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Congresso Infantil tem por objetivo promover a reflexão entre alunos(as) de 1ª a 4ª série sobre os problemas da sociedade. De acordo com a supervisora pedagógica da educação infantil e séries iniciais do Colégio Americano, Débora Heineck, o encontro permite aos(às) alunos(as) a percepção de diferentes questões sociais. É uma oportunidade para as crianças desenvolverem uma visão política sobre os mais variados temas, salienta.
Além do Americano, participaram do encontro os colégios metodistas Centenário e União, as escolas estaduais Roque Callage e Rio Branco, a Escola Infantil Espaço Criança, e a Sociedade Metodista de Apoio à Infância (SOMAI).
Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Alexandre Paz e Gabriela Marrielle
Fotos: Tiago Dias