Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Literatura envolve o Colégio União

Literatura envolve o Colégio União

por Colégio Metodista União — publicado 14/10/2009 12h50, última modificação 23/05/2016 11h29
Feira do livro da escola mostra aos (as) estudantes que o ato da leitura pode sim ser uma diversão
Literatura envolve o Colégio União

O Colégio Metodista União fez da literatura o centro de suas atividades na tarde de quinta-feira (08/10). A Feira do Livro do União, cujo tema era “Ler é uma diversão”, iniciou às 14h, com a apresentação do espetáculo “Gargalhada”, que conta com a participação das alunas de dança contemporânea e do grupo de teatro da escola.

No evento, além dos (as) alunos (as) unionitas, estavam presentes estudantes e professores(as) de escolas públicas e particulares de Uruguaiana. Houve um concurso de cartazes, onde os(as) alunos(as) de 1° a 4° anos do ensino fundamental criaram desenhos para ilustrar o folder da feira.

O grande vencedor foi o aluno Arthur Savaedra, do 4° ano, que foi premiado com uma bolsa de estudos no curso de Inglês, Flash English.

Diversas atividades, como números de mágica realizados pelo professor de educação física do Sest-Senat, Emerson Bahi, apresentações teatrais dos grupos de teatro da Universidade do Adulto Maior (UAM) e do grupo UNIDUNITE, formado pelos(as) alunos(as) do União, incentivavam os(as) estudantes a gostar do universo da literatura. Os (as) alunos (as) ainda puderam conversar com o presidente da Academia Uruguaianense de Letras, Ricardo Pereira Duarte, escritor homenageado na edição deste ano.

Na sexta-feira (09/10), segundo dia do evento, além da interação com o escritor homenageado, houve palestras, oficinas, exposições e a Hora do Conto. Também aconteceu o pré-lançamento do livro “Meu Sonho: Um Bichinho”, escrito pelos (as) estudantes da 1° ano do ensino fundamental, no ginásio de esportes do colégio, no cantinho “Ler é uma diversão”, montado para a feira. Também foi feito o lançamento do projeto “Brincando com as cores”, realizado pelos (pelas) estudantes do 2° ano do ensino fundamental.

Também foi feita a entrega dos diplomas para os vencedores do Concurso de trovas, promovido União Brasileira de Trovadores, UBT.

Conforme a organizadora, Maria Carolina Ferreira, o objetivo do evento é trazer conhecimento e apresentar novos livros às crianças. “A feira ajuda a divulgar os(as) autores(as) de Uruguaiana e a faz com que os(as) estudantes conheçam novos livros”, garante Ferreira.

A Feira do Livro prossegue durante o sábado (10/10), com alguns (algumas) alunos (as) da UAM, e alguns professores do Colégio União, como convidados do programa Conversas de Sábado, da Rádio Charrua AM (1.140 KHz), às 10h, apresentado por Édson Rebés.

Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Rafaela Haygertt