Você está aqui: Página Inicial / Notícias / IV Semana do Folclore começa em Uruguaiana nesta quarta-feira (23/08)

IV Semana do Folclore começa em Uruguaiana nesta quarta-feira (23/08)

por Colégio Metodista União — publicado 21/08/2007 11h57, última modificação 23/05/2016 11h29
Estudantes pesquisam cultura brasileira, entrevistam familiares e reproduzem brinquedos de épocas antigas

Os próximos dias em Uruguaiana serão voltados à cultura nacional. O Colégio Metodista União promove, entre 22 e 27 de agosto, a IV Semana do Folclore. O evento conta com a participação de todos os(as) alunos(as) da escola, que desenvolvem tarefas relacionadas à tradição brasileira.

Os(As) estudantes da educação infantil até a 6ª série pesquisam sobre lendas, ditos populares e até brinquedos que trabalhem a memória do país. Já os(as) jovens da 7ª série ao ensino médio estudam produção textual na área. Entrevistas com familiares sobre a vida em épocas passadas também fazem parte da programação.

Nesta quarta-feira (22/08), as atividades começam com a hora do conto e o primeiro estado a ser trabalhado é o Rio Grande do Sul. As regiões Nordeste e Centro-Oeste também estão no cronograma para os dias seguintes, quando as crianças até a 4ª série, constroem brinquedos de sucata para reproduzir objetos antigos.

Os resultados dos trabalhos serão expostos na segunda-feira (27/08), a partir das 16h, no saguão de entrada do colégio. A organizadora da Semana do Folclore e coordenadora pedagógica do União, professora Lucia Lopes, explica que o evento é uma chance de propagar as raízes do folclore nacional. “Esperamos bastante envolvimento dos(as) estudantes, como sempre acontece, para que por meio das atividades eles(as) mantenham o folclore, interagindo com as pessoas mais velhas”. O evento é anual e voltado a toda comunidade escolar.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz