Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes da 7ª série do União conversam com nutricionista e traumatologista sobre vida saudável

Estudantes da 7ª série do União conversam com nutricionista e traumatologista sobre vida saudável

por Colégio Metodista União — publicado 21/06/2009 02h34, última modificação 23/05/2016 11h29
Alimentação equilibrada, exercícios físicos e crescimento foram temas abordados na aula desta segunda-feira (22/06)
Estudantes da 7ª série do União conversam com nutricionista e traumatologista sobre vida saudável

Fotos: Elke Bahi Pedroso

Alimentação saudável e exercícios físicos adequados foram os assuntos tratados na aula sobre “Em Busca de uma Vida Saudável” realizada na manhã desta segunda-feira (22/06) com 35 alunos(as) da 7ª série do Ensino Fundamental do Colégio Metodista União, em Uruguaiana. Durante a disciplina de ciências, os(as) estudantes receberam esclarecimentos de profissionais da área de nutrição e traumatologia.

A nutricionista Izabel Barzoni abordou a pirâmide alimentar com o conceito de lipídeos, proteínas, gordura saturada, gordura trans, entre outros, para mostrar o que deve ser feito na busca do equilíbrio na alimentação. “Não existe ‘não pode’. Se quiser comer chocolate coma, mas um pouco, de maneira equilibrada”, afirmou. Entre os alimentos nutricionais, a especialista ampliou o assunto e destacou a importância da água, além de ressaltar que na troca da carne vermelha pela carne branca não há necessidade de aumento na quantidade, pois as propriedades são semelhantes.

De acordo com a professora de ciências do União, Karine Moreira, o Brasil não tem uma população obesa como em outros países desenvolvidos. “O colégio orienta os alunos de forma a evitar essa incidência”, destaca. “Os(As) alunos(as) devem olhar a tudo com olhos de cientistas para ver o que pode ser verdade e o que não pode, já que não existe uma verdade absoluta”, comentou sobre a conscientização dos(as) jovens para que não acreditem imediatamente nas propagandas de alimentos e se preocupem mais com a saúde.

Os exercícios físicos em excesso foram abordados pelo traumatologista, Paulo Kleinubing, que esclareceu dúvidas quanto às dores devido ao crescimento, nos braços e nas pernas, bem como o peso inadequado das mochilas. Sobre a diferença de altura entre os(as) alunos(as) da mesma idade, o especialista destacou que cada indivíduo é diferente, tem suas particularidades DNA pré-estabelecido. “Sempre se deve relatar as dores à família, para que se tome a devida providência”, enfatizou Kleinubing.

Como a disciplina de ciências irá entrar na questão do sistema respiratório, os(as) alunos(as) devem construir fóruns e apresentarem mostras pedagógicas com profissionais e formato semelhante a aula desta segunda-feira. “O evento acrescenta e afirma a qualidade do ensino da Rede Metodista”, garantiu Karine.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Gustavo Nunes