Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia do Coração Aquecido - E no Caminho...

Dia do Coração Aquecido - E no Caminho...

por marcello publicado 24/05/2023 09h37, última modificação 24/05/2023 11h03
Dia do Coração Aquecido - E no Caminho...

A história, o testemunho e a experiência do Reverendo John Wesley na rua Aldersgate, na cidade de Londres, no dia 24 de maio de 1738, numa pequena reunião para estudar a Bíblia e orar, nesse dia sentiu seu “Coração Aquecido”, data importante, marcada pela confiança e certeza do amor de Deus em Cristo Jesus.

Pensando nesse tempo de celebração da experiência do “coração aquecido”, lembrei-me do texto do evangelho de Lucas 24.17-18, relato muito significativo de vida e esperança. Antes de começar uma leitura procuro saber quem é o autor e sua biografia, e muitos deles/as com ensinamentos belíssimos.

O autor do terceiro evangelho é Lucas, médico de profissão, historiador e companheiro de jornada do Apostolo Paulo e sua escrita se encontra no Novo Testamento, foram provavelmente entre 59 e 63 d.C. (depois de Cristo). Ele desejava fazer uma obra histórica, em ordem cronológica na qual escreveu com riqueza de detalhes, tendo o cuidado de mencionar os acontecimentos históricos. Ele apresentou Cristo com aquele por meio de quem as pessoas de todas as classes socioeconômicas poderiam encontrar a redenção (Dicionário Ilustrado da Bíblia).

O relato do Evangelista Lucas tem seu inicio quando dois viajantes estão indo em direção a aldeia de Emaús, que se localizava na distância de aproximadamente 10 quilômetros de Jerusalém. Encontravam-se muito chateados e tristes pelo que havia ocorrido naqueles dias, em que Cristo havia sido crucificado já fazia três dias e lamentavam enquanto conversavam.

E no caminho...

"Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos. Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias?”.

Incomodado, explicava para Jesus com detalhes os acontecidos atuais, e o mais interessante, compenetrados em suas próprias situações, não perceberam que o próprio Mestre estava conversando com eles.

Abaixo está uma das frases de John Wesley que nos leva a entender e afirmar a importância da presença de Deus em nossas vidas:
- “O melhor de tudo é que Deus está conosco!”

Este relato, cheio de sentimentos e emoções, no qual a presença real de Cristo trouxe esperança, e acalentou os corações, nos leva a refletir sobre a importância de conseguirmos perceber, através do aquecer dos nossos corações, a presença de Jesus enquanto caminhamos.

Oração: Senhor, Deus e Pai, agradecemos por tua presença constante em nosso caminhar!
“..., : Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina.” – Lucas 24.29b
Em nome de Jesus. Amém!

Abraço Pastoral,

Revda. Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastoral Escolar e Universitária - UMESP