Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Datas comemorativas são tema de atividades no Colégio União

Datas comemorativas são tema de atividades no Colégio União

por Colégio Metodista União — publicado 27/04/2009 10h27, última modificação 23/05/2016 11h29
Semana que celebrou o Dia do Índio e o Descobrimento do Brasil teve programação repleta
Datas comemorativas são tema de atividades no Colégio União

Fotos: Elke Pedroso

De 17 a 23 de abril, alunos(as) do Ensino Fundamental do Colégio Metodista União participaram de atividades voltadas ao Dia do Índio (19/04) e ao dia do Descobrimento do Brasil (22/04).

Em uma semana marcada por conversações e atividades, como a “Hora do Conto”, pesquisa com as famílias, trabalho em argila, pintura e colagem, alunos(as) do Ensino Fundamental puderam explorar o tema e saber como viviam os primeiros habitantes do Brasil. A “Hora do Conto” promoveu um momento de interação literária com leitura e interpretação do livro “Faz muito tempo”, da escritora Ruth Rocha. Os(As) estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, foram levados(as) a uma reflexão de como vivem atualmente as crianças indígenas dentro e fora das comunidades, assim como as viagens naquela época, além de produzirem máscaras que possibilitaram a imaginação, a criação e brincadeiras.

O tema do descobrimento do Brasil, proporcionou aos(as) alunos(as), através da pesquisa com as famílias, buscar dentro de casa, explicações de como se deu historicamente o processo e desenvolveram trabalho com papel e palitos de montagem de caravelas, para saber como eram as viagens naquele tempo. Também buscaram saber como viviam os indígenas, a pintura no corpo, utensílios feitos em barro e que tipos de alimentos eles consumiam.

Os trabalhos em argila foram feitos com o nível 4 do colégio, aos cuidados da professora Nara Núbia dos Santos, que preparou com seus(suas) alunos(as) uma exposição com o que foi produzido. Foram feitos arcos e flechas, ocas e vasos. “O objetivo é dar para a criança a sensação de tocar e ter a experiência de como os índios faziam”, afirma Nara.

Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Gustavo Nunes