Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conteúdo ganha vida nas aulas do União

Conteúdo ganha vida nas aulas do União

por Colégio Metodista União — publicado 28/10/2010 07h29, última modificação 23/05/2016 11h29
Alunos(as) da 4ª série aprendem sobre o RS com Gincana do Imigrantes
Conteúdo ganha vida nas aulas do União

Os(As) alunos(as) da 4ª série do Ensino Fundamental do Colégio Metodista União estão estudando o Rio Grande do Sul de uma maneira diferente, por meio de um projeto coordenado pela professora Mari Margo Kruger. A “Gincana dos Imigrantes” tem como principal objetivo trabalhar os fatos históricos relativos a formação do povo gaúcho de forma interessante, integrada e contextualizada, visando uma aprendizagem significativa, bem como a valorização das diferentes culturas das etnias que povoaram o Estado.

A turma composta por 27 alunos(as) foi dividida em três equipes. Cada uma tem um nome, Guarani, Tupi e Pindorama numa homenagem aos povos indígenas. Após o estudo em sala de aula, as crianças são orientadas a realizar uma pesquisa sobre a etnia. As tarefas da gincana são distribuídas e elas têm14 dias para apresenta-las.

Conforme a professora, as tarefas têm diferentes pontuações e abrangem canto, dança, teatro, tocar instrumentos musicais, artes plásticas, lutas, brincadeiras, caracterização com roupas típicas, exposição de objetos, construção de maquetes, culinária, teatro de fantoches, contação e encenação de lendas, entre outras atividades.

Já foram realizadas as etapas indígena, portuguesa, africana e espanhola. No próximo dia 11 de novembro será realizada a quinta etapa sobre as etnias alemã, italiana e polonesa. A última etapa está prevista para o dia 25 de novembro, e versa sobre as etnias francesa, japonesa e árabe.

A educadora conta que a idéia surgiu da vontade de pesquisar novas práticas que possibilitem desenvolver diferentes metodologias na busca de um ensino de excelência. “A avaliação que faço do projeto é positiva, com base no entusiasmo das crianças, nas aprendizagens registradas nos instrumentos de avaliação e também pelo apoio integral das famílias que têm prestigiado, com suas presenças em todas as etapas e possibilitado os ensaios em suas casas, confeccionando figurinos e pratos típicos”, conclui. A professora acredita que estas aulas dão vida aos conteúdos, construindo um conhecimento mais amplo, sólido e afetivo sobre a formação do povo rio-grandense.

Outra atividade desenvolvida com a turma da da 4ª série foi uma viagem às Missões, no início de outubro, com o contexto "Conheça o Rio Grande".

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Bruna Carpenedo