Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Começam as atividades na horta do Colégio União

Começam as atividades na horta do Colégio União

por Colégio Metodista União — publicado 27/04/2009 11h00, última modificação 23/05/2016 11h29
Estudantes se envolvem no plantio, manejo e colheita de hortaliças
Começam as atividades na horta do Colégio União

Fotos: Elke Pedroso

Alface, beterraba, cebolinha, salsa e rúcula fazem parte da rotina escolar dos(das) alunos(as) da 3ª série do Ensino Fundamental do Colégio Metodista União desde quinta-feira (23/04). É que os(as) estudantes deram início às atividades na horta da escola.

Orientadas pela professora Liziane Galvão Pouey de Oliveira, as crianças começaram as atividades com um estudo sobre sementes e preparação do solo, seguido da realização do plantio. A próxima etapa será a transferência das mudinhas da sementeira para o canteiro definitivo, quando também serão plantados brócolis, cenoura e couve-flor. Paralelamente, os(as) próprios(as) alunos(as) fazem pesquisas do valor nutricional de cada hortaliça.

O projeto da horta escolar acontece todos os anos e traz novidades nesta edição, como a participação de avós e avôs, que contribuem com suas experiências em horticultura caseira, e a colaboração de mães e pais, que enviam receitas e dicas de utilização de hortaliças. Também participam, pela primeira vez, os(as) alunos(as) da 6ª série, sob a orientação da professora de Ciências Karine Moreira, e os(as) alunos(as) do 3º ano do Ensino Médio no cultivo de plantas medicinais, coordenados pela professora Silvia Pitrez.

As atividades na horta do União acontecem até o mês de outubro. Os produtos colhidos são aproveitados no colégio e distribuídos entre as famílias dos(das) alunos(as) e entidades beneficentes locais.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Luís Bustamante