Colégios Metodistas promovem atividades pelo Dia de Ação de Graças
Fotos: Alexandre Paz e Paulo Etcheverria
Os colégios da Rede Metodista de Educação do Sul organizaram atividades de celebração ao Dia de Ação de Graças na última quinta-feira (27/11). Cultos, palestras e doações de alimentos aconteceram em Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana com o objetivo de promover a reflexão dos(as) estudantes e a solidariedade.
Em Porto Alegre, o Colégio Metodista Americano realizou atividades para todos(as) os(as) alunos(as). Organizada em parceria pela equipe pedagógica e pela Pastoral Escolar, a atividade trouxe culto na capela para as crianças da Educação Infantil até a 5ª série. Para os(as) estudantes da 6ª série em diante a programação ofereceu uma palestra sobre o motivo da celebração do Dia de Ação de Graças. Participaram das ações o pastor Paulo Francisco e sua equipe, além da coordenadora das séries finais, professora Ângela Luring.
O Colégio Metodista União, de Uruguaiana, também realizou a celebração de Ação de Graças na quinta-feira. Coordenados pela pastora Mírian de Almeida, da Pastoral Escolar, os(as) estudantes e as famílias realizaram um momento de reflexão. A escola também promoveu a coleta de alimentos não perecíveis para ser entregues, em um gesto de gratidão, às famílias que compõem o Projeto Lixo Solidário.
A supervisora pedagógica da Educação Infantil e Séries Iniciais do Americano, Débora Heineck, conta que o Metodismo surgiu na Inglaterra e migrou para os Estados Unidos. Os(As) missionários(as) que trouxeram a religião ao Brasil fundaram as escolas, agregaram seus costumes e sempre promoviam a celebração em solo verde e amarelo. A atividade é importante para as crianças buscarem a reflexão sobre o que devem agradecer, comenta.
Ação de Graças
O Dia de Ação de Graças é feriado nos Estados Unidos e no Canadá, onde as pessoas se reúnem para festas e orações em agradecimento ao que aconteceu de positivo durante o ano. A celebração é tão importante quanto o Natal.
A comemoração teve os primeiros festejos na Nova Inglaterra. O evento era realizado como gratidão a Deus pelas boas colheitas anuais. Esse é o motivo do outono ser a época da Ação de Graças na Europa.
Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz