Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégios Metodistas promovem atividades pelo Dia de Ação de Graças

Colégios Metodistas promovem atividades pelo Dia de Ação de Graças

por Colégio Metodista União — publicado 01/12/2008 11h05, última modificação 23/05/2016 11h29
Americano, Centenário e União realizaram culto, palestras e doações de alimentos para promover reflexão e solidariedade entre estudantes
Colégios Metodistas promovem atividades pelo Dia de Ação de Graças

Fotos: Alexandre Paz e Paulo Etcheverria

Os colégios da Rede Metodista de Educação do Sul organizaram atividades de celebração ao Dia de Ação de Graças na última quinta-feira (27/11). Cultos, palestras e doações de alimentos aconteceram em Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana com o objetivo de promover a reflexão dos(as) estudantes e a solidariedade.

Em Porto Alegre, o Colégio Metodista Americano realizou atividades para todos(as) os(as) alunos(as). Organizada em parceria pela equipe pedagógica e pela Pastoral Escolar, a atividade trouxe culto na capela para as crianças da Educação Infantil até a 5ª série. Para os(as) estudantes da 6ª série em diante a programação ofereceu uma palestra sobre o motivo da celebração do Dia de Ação de Graças. Participaram das ações o pastor Paulo Francisco e sua equipe, além da coordenadora das séries finais, professora Ângela Luring.

O Colégio Metodista União, de Uruguaiana, também realizou a celebração de Ação de Graças na quinta-feira. Coordenados pela pastora Mírian de Almeida, da Pastoral Escolar, os(as) estudantes e as famílias realizaram um momento de reflexão. A escola também promoveu a coleta de alimentos não perecíveis para ser entregues, em um gesto de gratidão, às famílias que compõem o Projeto Lixo Solidário.

A supervisora pedagógica da Educação Infantil e Séries Iniciais do Americano, Débora Heineck, conta que o Metodismo surgiu na Inglaterra e migrou para os Estados Unidos. Os(As) missionários(as) que trouxeram a religião ao Brasil fundaram as escolas, agregaram seus costumes e sempre promoviam a celebração em solo verde e amarelo. “A atividade é importante para as crianças buscarem a reflexão sobre o que devem agradecer”, comenta.

Ação de Graças
O Dia de Ação de Graças é feriado nos Estados Unidos e no Canadá, onde as pessoas se reúnem para festas e orações em agradecimento ao que aconteceu de positivo durante o ano. A celebração é tão importante quanto o Natal.

A comemoração teve os primeiros festejos na Nova Inglaterra. O evento era realizado como gratidão a Deus pelas boas colheitas anuais. Esse é o motivo do outono ser a época da Ação de Graças na Europa.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz