Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio União lança projeto “Isso é Legal?” para comunidade de Uruguaiana

Colégio União lança projeto “Isso é Legal?” para comunidade de Uruguaiana

por Colégio Metodista União — publicado 06/07/2009 08h16, última modificação 23/05/2016 11h29
Evento congrega entidades locais pela conscientização sobre drogas, violência, álcool e bulliyng

A partir de sábado (11/07), a comunidade de Uruguaiana ganhará uma ferramenta importante na conscientização de crianças, jovens e adultos(as) sobre drogas, violência, álcool antes dos 18 anos, álcool e direção, bulliyng (termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, contra uma pessoa) e uso indevido da internet. O Colégio Metodista União promove uma Ação pela Vida com o lançamento do projeto “Isso é Legal?”, a partir das 10h. As atividades serão desenvolvidas em frente à escola (Rua Tiradentes, 3432) e a rua deve permanecer fechada durante o evento.

Antigo sonho da instituição, o projeto entra em prática para envolver toda a comunidade na reflexão sobre males não podem atingir a sociedade. “Mais uma vez o União é pioneiro na cidade de Uruguaiana. Preocupado com esta realidade tão assustadora é que se criou o ‘Isso é Legal?’, que visa atender não só aos(às) alunos(as) como toda a comunidade”, enfatiza a coordenadora pedagógica geral, do União, professora Lúcia Lopez.

A cerimônia de lançamento do projeto traz uma extensa programação. A Brigada Militar leva cães farejadores para demonstração de como é feita a captação de drogas. Já a Polícia Federal conta sobre o trabalho que desenvolve na apreensão dessas drogas, e a Polícia Civil divulga o que é verificado quanto à atuação e consumo do crack em Uruguaiana. O Conselho Tutelar explica como é feito o atendimento e a orientação de menores viciados(as), além de ressaltar ações que as famílias dessas crianças devem tomar.

O União ainda prepara atividades recreativas com palhaços, cama elástica, balão pula-pula, camarim para maquiagem das crianças e brinquedos infláveis, além de servir algodão doce e pipoca. As atividades do projeto contemplam também a campanha do agasalho, organizada pela pastoral escolar e pelo Círculo de Pais e Mães do colégio.

O prefeito de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice, deve estar presente no evento e deslocou funcionários da prefeitura e da área da saúde para a realização de palestras. Órgãos da segurança pública como Polícia Civil, Polícia Federal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, além de instituições como Centro de Formação de Condutores, Conselho Tutelar, Banco de Sangue de Uruguaiana, COMAD (Conselho Municipal Anti Drogas) e Unimed estarão presentes na Ação pela Vida.

A Secretaria Municipal de Educação, a 10ª Coordenadoria de Educação, o Juizado da Infância e Adolescência, a Secretaria de Educação, a Secretaria da Saúde e a Câmara de Vereadores também apóiam o projeto e participarão das palestras e debates sobre as consequências que certos atos podem gerar pela vida inteira. “Pretendemos, por meio destas parcerias, mostrar a participação de cada um destes órgãos dentro da comunidade e quais são suas práticas de conscientização nos dias de hoje”, explica Lúcia.

Após o recesso das aulas, o União dará continuidade às atividades com um ciclo de palestras e debates, em parceria órgãos públicos, no Salão Nobre Castro Alves durante o segundo semestre. “Não pretendemos encerrar o projeto em 2009, a ideia é que se façam ainda muitas Ações pela Vida, esta será apenas a primeira”, ressalta.

Para a elaboração do logotipo do projeto foi realizado um concurso interno no Colégio União com alunos(as) da 5ª a 8ª Série do Ensino Fundamental. O desenho vencedor foi da aluna da 7ª série, Keicy Marques.

Jornalista: Vanessa Mello
Colaboração: Gustavo Nunes