Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio União lança projeto “Isso é Legal?”

Colégio União lança projeto “Isso é Legal?”

por Colégio Metodista União — publicado 02/10/2009 07h06, última modificação 23/05/2016 11h29
Ação envolve diversas corporações ligadas à segurança pública de Uruguaiana em busca de uma sociedade mais segura e justa

A partir de sábado (03/10) a comunidade de Uruguaiana ganha uma ferramenta na conscientização e na reflexão de crianças, jovens e adultos(as) sobre drogas, violência, álcool antes dos 18 anos, álcool e direção, bulliyng (termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, contra uma pessoa) e uso indevido da internet. O Colégio Metodista União promove uma Ação pela Vida com o lançamento do projeto “Isso é Legal?”, a partir das 10h. As atividades serão desenvolvidas em frente à escola (Rua Tiradentes, 3432) e a rua deve permanecer fechada durante o evento.

A cerimônia de lançamento do projeto traz uma extensa programação. A Brigada Militar leva cães farejadores para demonstrações. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) também marca presença. Já a Polícia Civil divulga o que é verificado quanto à atuação e consumo do crack em Uruguaiana. O Conselho Tutelar explica como é feito o atendimento e a orientação de menores viciados(as), além de ressaltar ações que as famílias dessas crianças devem tomar.

Órgãos da segurança pública como Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, além de instituições como Centro de Formação de Condutores, Conselho Tutelar, Banco de Sangue de Uruguaiana, COMAD (Conselho Municipal Anti Drogas) e Unimed estarão presentes na Ação pela Vida.

A Secretaria Municipal de Educação, a 10ª Coordenadoria de Educação, o Juizado da Infância e Adolescência, a Secretaria de Educação, a Secretaria da Saúde e a Câmara de Vereadores também apóiam o projeto. “Pretendemos, por meio destas parcerias, mostrar a participação de cada um destes órgãos dentro da comunidade e quais são suas práticas de conscientização nos dias de hoje”, explica a coordenadora pedagógica geral do União, professora Lúcia Lopez.

No resto do ano o União dará continuidade às atividades com um ciclo de palestras e debates em parceria órgãos públicos no Salão Nobre Castro Alves. “Não pretendemos encerrar o projeto em 2009, a ideia é que se façam ainda muitas Ações pela Vida, esta será apenas a primeira”, ressalta Lúcia. Uma das palestras será em parceria com a RBS TV sobre a campanha Crack , nem pensar.

Para a elaboração do logotipo do projeto foi realizado um concurso interno no Colégio União com alunos(as) da 5ª a 8ª Série do Ensino Fundamental. O desenho vencedor foi da aluna da 7ª série, Keicy Marques.

Lucia lembra que o evento deveria ter ocorrido em 11 de julho, mas que devido a prevenção contra Gripe Suina e as consequentes férias escolares só pôde ser realizado agora.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz