Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio União completa 137 anos dedicados à educação

Colégio União completa 137 anos dedicados à educação

por Colégio Metodista União — publicado 30/05/2007 10h25, última modificação 23/05/2016 11h29
Atividades como o Sarau de Poesias e apresentações artísticas estão incluídas na programação de aniversário que inicia neste sábado (1/05)
O Colégio Metodista União de Uruguaiana é conhecido como uma referência na educação de lideranças na fronteira gaúcha. Para comemorar esses 137 anos de tradição, as atividades de aniversário iniciam neste sábado (1/05) com uma visita dos (as) alunos (as) ao memorial escolar, a partir das 10h15, para conhecer a história da instituição. No decorrer da semana, programas como o sarau de poesias, apresentação da nova logomarca da Rede Metodista de Educação do Sul, exposições de trabalhos e apresentações artísticas acontecem na escola até o dia 8 de junho em comemoração ao aniversário. O jantar dos ex-alunos está marcado para o dia 2 de junho, às 20h30, no Clube Martin Pescador, em Uruguaiana.

O Colégio Metodista União foi fundado em 1870 pelo francês Aleixo Vicente Vulrod, que veio para o Brasil após morar em Montevidéu, no Uruguai. A cidade de Uruguaiana ainda era uma vila quando Aleixo Vulrod passou a lecionar em domicílios.

O União foi a primeira escola mista de Uruguaiana, pois no século XIX era raro meninos e meninas estudarem na mesma escola. No ano de 1908 o Reverendo John Price e o Bispo Walter R. Lambuh assumiram a instituição, que passou a ser administrada por missionários (as) da Igreja Metodista Episcopal do Sul, dos Estados Unidos.

Ao longo de sua trajetória a escola manteve cursos de Pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. No ano de 2002 o União passou a integrar a Rede Metodista de Educação IPA e hoje faz parte da Rede Metodista de Educação do Sul, junto aos Colégios Metodistas Americano, em Porto Alegre e Centenário, em Santa Maria, e também a Faculdade Metodista e Centro Universitário Metodista IPA.

Confira abaixo a programação completa do aniversário da escola:

1º/06 – Sexta-feira – Abertura
7h40 – Hasteamento das bandeiras
10h15 – Conhecendo Nossa História – Visita ao memorial do União

02/06 – Sábado
8h30 às 20h30 - União 12h – Ginásio e quadras esportivas
10h – Programa Conversas de Sábado (Rádio Charrua) ao vivo da escola
20h30 – Jantar dos Ex-alunos – Clube Martin Pescador

03/06 – Domingo
19h – Culto em Ação de Graças na Igreja Metodista de Uruguaiana

04/06 – Segunda-feira
7h40 – Hasteamento das bandeiras