Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio União – 147 anos de uma história de tradição e pioneirismo

Colégio União – 147 anos de uma história de tradição e pioneirismo

por Giovana publicado 08/06/2017 16h01, última modificação 08/06/2017 16h05
Colégio União –  147 anos de uma história de tradição e pioneirismo

O Colégio União foi fundado pelo francês Aleixo Vicente Vurlod,em 1870. Ele era natural de Lyon, França, nascido em quatro de outubro de 1837. Chegou em Uruguaiana, que era, então, uma vila, no ano de 1863, a convite de franceses aqui residentes. Procedia de Montevidéu, posto que viajara para o Uruguai em 1858, a convite do Visconde de Mauá, a fim de trabalhar em seu banco.

Aleixo Vurlod

Aleixo Vurlod começou a tarefa de mestre-escola lecionando línguas, física e matemática, de casa em casa. Acompanhou a invasão dos soldados de Solano Lopez em 1865 e sua moradia, onde hasteava a bandeira francesa, tornou-se um território neutro, prestando socorro aos moradores e aos feridos da localidade. Praticamente montou um improvisado posto de saúde ou hospital de emergência para esse fim.

Em 1870, quando a Guerra do Paraguai acabou, ele estabeleceu sua escola que denominou União em homenagem à Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), segundo tradição oral. Sua sede era na rua Direita, 412, atual Bento Martins, 3137, de onde os metodistas o transferiram, em1910, para a esquina das ruas Tiradentes e Aquidaban, hoje Flores da Cunha.

Vurlod casou-se com Maria Tereza Ibarra, em 1868 e o casal teve nove filhos. Alguns trabalharam com ele no Colégio União, especialmente Adelaide, Luiza e Tereza.

Pioneirismo

O União tem uma história de pioneirismo em todos os seus cursos desde o início do século XX, quando havia o Primário, o curso Fundamental, o curso de Humanidades, o curso Comercial e o curso Normal, entre outros. Atualmente conta com a Educação Infantil, o curso Fundamental e o curso Médio. Sempre com destaque no educandário, as práticas esportivas, razão pela qual disputa-se com as outras escolas da Educação Metodista, a Olimpíada dos Colégios Metodistas do Rio Grande do Sul.

• Olimpíada dos Colégios Metodistas - Iniciada no IPA, em 1928, sendo a segunda, em 1929, disputada no União. Além disso, a cada ano disputa-se a Mini-olimpíada, internamente, entre alunos da Educação Infantil até o 4º Ano.
  • Internatos - Por muitos anos houve no União internatos, masculino e feminino, de modo que, como acontecia naqueles anos e até a década de 1960, meninos e meninas, rapazes e moças residiam na escola, onde faziam seus estudos ao longo do ano, visitando as famílias nos períodos de férias.
  • Noite da Cultura Gaúcha – Diversas atividades artísticas sempre fazem parte da vida do União, em especial a Noite de Cultura Gaúcha , realizada no mês de setembro. O evento encerra as comemorações tradicionalistas no município de Uruguaiana.
  • U de Ouro - O União instituiu em 1974, a comenda conhecida como U de Ouro, outorgada a cada ano a ex-aluno que tenha merecido destaque em qualquer ramo da atividade humana ou prestado bons serviços à escola, à igreja ou à comunidade. Nesse rol são quase quarenta os agraciados, entre professores, militares, esportistas, líderes religiosos, políticos, artistas plásticos, intelectuais e outros.

Hinos do União

Um destaque que não deve ser esquecido é a hinologia do colégio. Além do hino oficial, Nosso União, com letra de Adolfo Schlottfeldt, música de Isabel Socias Schlofffeldt e arranjo do J. Sucasas Júnior. Há outras composições como o Hino ao Sino do União, o Hino da Escola Normal, o Hino da Mini-Olimpíada, o Hino à Chama Crioula, o Hino do Centenário, o Hino do Jardim Aglair Figueiredo

Símbolo Tradicional

O símbolo tradicional do União é o U atravessado pela seta, desenhada da esquerda para a direita e de baixo para cima, significando para a frente e para o alto, com o condor pousado sobre a extremidade direita do desenho e seu lema, “Ad Astra”. Na filosofia da escola percebe-se a preocupação de desenvolver no aluno a consciência crítica, objetivando a formação de um mundo mais coerente na perspectiva do Reino de Deus.