Colégio Americano promove 17º Congresso Infantil com o tema Colcha de Retalhos Costurando Afetos
Foto: arquivo
Com o objetivo de promover a discussão dos valores éticos e morais da sociedade entre os(as) alunos(as) da educação infantil e das séries iniciais, os colégios da Rede Metodista de Educação do Sul realizam o 17º Congresso Infantil: Criança Vida, nos dias 09 e 10 de julho, em Porto Alegre. O evento, que acontece desde 1992, tem como tema desta edição a Colcha de Retalhos Costurando Afetos.
O primeiro dia do Congresso traz uma apresentação dos(as) alunos(as) sobre o tema estudado em sala-de-aula e pesquisado em casa com a ajuda dos pais. A programação contempla várias atividades, entre elas contação de histórias, apresentações teatrais e de dança e exposição de artes plásticas. Já na quinta-feira (10/07), cerca de 600 crianças participam da tradicional Passeata pelos Direitos das Crianças, que vai do Colégio Americano até a Igreja Metodista Wesley (Rua São Vicente, 180), onde é realizado o culto de encerramento.
Além das crianças do Colégio Metodista Americano, participam do Congresso Infantil alunos(as) do Colégio Metodista União, de Uruguaiana, e do Colégio Metodista Centenário, de Santa Maria. As Escolas Estaduais Roque Callage e Rio Branco, a Escola Infantil Espaço Criança e a Sociedade Metodista de Apoio à Infância (SOMAI) também são parceiras da Rede Metodista no evento.
De acordo com a supervisora pedagógica da educação infantil e séries iniciais do Colégio Americano, Débora Heineck, o Congresso Infantil permite aos(às) alunos(as) a percepção de diferentes questões sociais. É uma oportunidade para as crianças desenvolverem uma visão política sobre os mais variados temas, salienta.
O tema Colcha de Retalhos Costurando Afetos surgiu a partir de uma parceria entre diversas escolas infantis de Porto Alegre. A idéia é que os pais dos(as) alunos(as) se engajem na campanha ao construir um pedaço de uma colcha e costurar uma porção de carinhos, com linhas de afeto e agulhas confiantes. Quando prontos, os retalhos feitos pelas famílias são enviados à escola para formar uma enorme colcha para a decoração no dia da conferência.
Jornalista Responsável: Ricardo Andrighetto