Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos unionitas depositam desejos e esperanças na “Cápsula do Tempo”

Alunos unionitas depositam desejos e esperanças na “Cápsula do Tempo”

por Giovana publicado 05/04/2017 11h17, última modificação 05/04/2017 11h17
Alunos unionitas depositam desejos e esperanças na “Cápsula do Tempo”

Já ouviram falar em “Cápsula do Tempo”? De acordo com estudos, a expressão começou a ser utilizada a partir de 1937, apesar da ideia ser tão antiga quanto os primeiros assentamentos humanos na Mesopotâmia.

A “Cápsula do Tempo” é um recipiente preparado para armazenar objetos ou informações. O objetivo é que sejam encontradas pelas gerações futuras. No caso da turma 2017, do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio União, ela foi especialmente construída para ser aberta no final de 2019, ou seja, quando estes alunos estiverem encerrando o 3º Ano do Ensino Médio.

Mediados pela professora de História e Sociologia, Mara Batista Dias, os adolescentes enterraram uma garrafa pet com fotos da turma e cartinhas. Cada um depositou em seus escritos, um punhado de esperança no futuro e descreveram seus desejos para daqui a três anos.

Enterrada no pátio da escola no dia quatro de abril deste ano, a “Cápsula do Tempo” somente será aberta no dia quatro de novembro de 2019. A ideia é, lá no futuro, voltar ao tempo. “Esta fase da vida escolar é de evolução dos jovens, tanto intelectualmente quanto fisicamente e estamos vivendo uma fase política conturbada em nosso país”, disse a professora, explicando que além das coisas que pretendem fazer durante os três anos de estudo, os alunos também depositaram nas cartas as suas esperanças positivas para o futuro político do Brasil.

“Veremos, então, se ao final do Ensino Médio, conseguiremos satisfazer nossas expectativas e também, quem sabe, estaremos  vivenciando um momento político satisfatório aos brasileiros”, finalizou a educadora.

Colaboração: Giovana Petrocele - Comunicação Imec