Alunos(as) e professores do União recebem a Chama Crioula
Fotos: Paulo Etcheverria
Montados a cavalo e com orgulho da tradição gaúcha, um piquete de 12 pessoas, entre estudantes e comunidade escolar do Colégio Metodista União, recebeu a Chama Crioula na praça Farroupilha de Uruguaiana, na noite da última quinta-feira (13/09). Mais de 50 centelhas foram distribuídas para CTGs, piquetes, entidades nativistas e clubes.
A Chama foi levada ao União e fica no candeeiro crioulo, em frente ao prédio da Administração, até o término das comemorações farroupilhas. Ainda na noite de quinta-feira a comunidade escolar envolvida na recepção da chama participou de um churrasco na escola.
As atividades da Semana Farroupilha organizadas pelo colégio seguem até 22 de setembro, ponto culminante das comemorações. A 27ª Noite de Cultura Gaúcha faz parte do calendário oficial de Uruguaiana e deve reunir cerca de duas mil pessoas, a partir das 19h30, no ginásio do União (Rua Tiradentes, 3.432).
A cada edição, o colégio conta uma passagem histórica do Rio Grande do Sul. Este ano, o tema é A bravura do povo gaúcho, apresentado através de dança, teatro, expressão corporal e um show de luzes que promete atrair o público presente. Temos lindos espetáculos que ficam marcados por seu tema e grandeza e, principalmente, pela participação dos(as) alunos(as), professores(as) e funcionários(as), comenta a coordenadora pedagógica do União, Lúcia Lopez.
Ao longo da semana, entre os dias 14 e 19, as turmas terão atividades especiais como o hasteamento e o recolhimento das bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul. Desde o início do setembro a Semana Farroupilha é comemorada pelos(as) estudantes do União.
A cada ano, a Chama Crioula é acesa em uma cidade do Rio Grande do Sul e segue para os demais municípios. Este ano foi em São Nicolau, na fronteira com a Argentina, no dia 18 de agosto. Desde então, os cavaleiros distribuem centelhas em diversas cidades do Estado, como São Luis Gonzaga, São Miguel das Missões e Santo Ângelo.
Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Caroline Alves