Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos(as) do União visitam UFSM em busca de orientação profissional

Alunos(as) do União visitam UFSM em busca de orientação profissional

por Colégio Metodista União — publicado 16/07/2007 08h55, última modificação 23/05/2016 11h29
Programa “Janela Aberta” recebeu 23 estudantes do 3º ano e apresentou as práticas dos cursos universitários e mercado de trabalho
Alunos(as) do União visitam UFSM em busca de orientação profissional

Fotos: Paulo Guirland

Os(As) alunos(as) do 3º ano do Colégio Metodista União, de Uruguaiana, estão mais perto de escolher o caminho profissional que querem seguir. Na última quinta-feira (12/07), cerca de 23 estudantes da turma 301 participaram do programa “Janela Aberta” da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tem por objetivo orientar sobre práticas dos cursos, profissões e mercado de trabalho de cada área.

A visita faz parte do projeto “Orientação profissional”, desenvolvido pelo União e realizado há quatro anos. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, professora Lucia Lopez, anualmente a turma de formandos(as) do 3º ano do ensino médio realiza o passeio para se familiarizar com as profissões que desejam seguir. “Nós os(as) orientamos para que no momento da escolha estejam mais tranqüilos(as) e preparados(as)”, esclarece.

A jovem Mariana Correa, 16 anos, participou da excursão e apontou os laboratórios da área de saúde como a parte mais interessante da visita. “Gostei muito de ver os laboratórios de anatomia e química, mas ainda estou indecisa sobre o curso que pretendo fazer, estou entre farmácia, biomedicina e biologia”. Entre as atividades Mariana também destacou as visitas à biblioteca da instituição e ao Núcleo Ártico, onde a UFSM expõe os resultados de pesquisas realizadas em expedições à Antártida.

Os(As) estudantes partiram rumo a Santa Maria por volta das 5h de quinta-feira e retornaram à Uruguaiana as 18h30 do mesmo dia. Os professores do União Paulo Guirland, de física, e Heitor Zacopeg, de história, acompanharam e orientaram os(as) alunos(as) durante a viagem. Segundo Guirland, o passeio apresenta as possibilidades do mercado de trabalho e faz o(a) jovem pensar em um rumo profissional.

Apesar de estar entre os 15 municípios mais populosos do Estado, Uruguaiana conta apenas com duas Faculdades, por isso muitos estudantes têm de sair da terra natal em busca de conhecimento. De acordo com Lucia, a UFSM e o IPA são as instituições mais procuradas pelos(as) uruguaianenses que se formam no colégio metodista.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz