Alunos(as) do União plantam árvores em comemoração aos 163 anos de Uruguaiana
A convite da Secretaria do Meio Ambiente de Uruguaiana, alunos(as) de 7° e 8° séries do Colégio Metodista União, juntamente com mais três escolas vizinhas, realizaram um plantio de mudas de árvores no calçadão da Corsan. A ação, realizada na segunda-feira (27/05), foi uma das atividades de comemoração pelo aniversário de 163 anos de Uruguaiana e englobou, também, a Semana do Meio Ambiente e o Dia do Desafio.
O plantio, que reuniu cerca de 90 pessoas, entre estudantes, professores(as) e organizadores, foi promovido pela 10° Coordenadoria de Educação, e segundo a supervisora do turno da manhã, Laura Carvalho, foi um ato simbólico, representando a preocupação da cidade com o meio ambiente. Junto com o Colégio União, participaram a Escola Nossa Senhora do Horto, Escola Estadual Dom Hermeto e a Escola Estadual Íris Valls.
Laura Carvalho explicou que o União foi convidado para a festividade também em virtude da ida à Brasília da aluna Mariana Silva, que participou da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente. Graças a esta participação, a Mariana se tornou quase uma autoridade em proteção ambiental na cidade, afirmou a supervisora.
Colégio está envolvido com aniversário da cidade
Segundo a coordenadora geral do União, professora Lucia Lopez, os 163 anos de Uruguaiana está sendo trabalhado em todos os níveis, desde a Educação Básica até o Ensino Médio.
Os(As) estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental realizaram exposições de fotos antigas no saguão da escola no dia 25/05. Já as crianças da 2º série do Ensino Fundamental realizam o projeto Lugar onde vivo, que estuda o bairro onde a escola está localizada. Os(As) alunos(as) da 3ª série visitam alguns pontos turísticos da cidade. Os(As) da 4ª série, por sua vez, fazem o estudo do paisagismo urbano de Uruguaiana de ontem e de hoje.
Na disciplina de Artes, os(as) estudantes da 5ª série ao ensino médio pesquisam sobre os prédios históricos da cidade. A educação infantil não fica de fora e, através da Hora do Conto, estará se envolvendo no projeto O antes e o depois , paralelo de como era o município antigamente e de como está hoje. Além dessas atividades, ocorre durante toda a semana o Momento Cívico.
Essa participação da escola no aniversário de Uruguaiana é importante para incentivar a cidadania nos(as) estudantes. Além disso, segundo Lúcia Lopez, a educação do Colégio União e, conseqüentemente, a educação metodista, tem grande repercussão na comunidade, que reconhece a importância da história e da contribuição na formação dos cidadãos uruguaianenses.
Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Rafaela Haygertt
Fotos: Elke Bahi Pedroso