Alunos(as) do União ensinam como economizar energia
por Colégio Metodista União
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publicado
28/10/2009 19h29,
última modificação
23/05/2016 11h29
Turmas do 3° ano do ensino médio propõem forma inteligente de reduzir o consumo de luz elétrica
A proposta foi levada à Alunos(as) do 3° ano do ensino médio do Colégio Metodista União têm propostas de redução de gastos com energia elétrica na escola. As sugestões foram apresentadas aos colegas do ensino médio e uma cópia do estudo foi entregue a coordenadora geral do União, Lúcia Lopez, na sexta-feira (23/10), durante o período da manhã.
O estudo realizado foi feito durante as aulas de física, com a supervisão do professor da disciplina, Paulo Guirlan de Moraes. O objetivo do trabalho era desenvolver maneiras de diminuir o consumo de luz elétrica.
A proposta do trabalho era analisar os gastos com eletricidade durante os intervalos da aula. No entanto, o trabalho ganhou proporções bem maiores e os(as) estudantes acabaram verificando o consumo de 169 mil escolas no Brasil, cada uma com 15 salas com 8 lâmpadas de 40 watts (W) e uma de 60W ligadas por 20 minutos. Segundo ficou comprovado pelos(as) alunos(as), a economia nas escolas poderá ser de 3,4 milhões (número baseado na taxa cobrada pela AES Sul), ao se apagar a luz durante o intervalo.
Para o professor Paulo Guirlan de Moraes, esta atividade, que foi realizada pela primeira vez este ano, dá a oportunidade de os(as) estudantes interagirem com a comunidade. Eles percebem que, na prática, também se aplica aquilo que está escrito, explica.
coordenadora geral, que se prontificou a encaminhá-la à Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana, à 10ª Coordenadoria de Educação e também à Câmara de Vereadores da cidade.
Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Rafaela Haygertt
O estudo realizado foi feito durante as aulas de física, com a supervisão do professor da disciplina, Paulo Guirlan de Moraes. O objetivo do trabalho era desenvolver maneiras de diminuir o consumo de luz elétrica.
A proposta do trabalho era analisar os gastos com eletricidade durante os intervalos da aula. No entanto, o trabalho ganhou proporções bem maiores e os(as) estudantes acabaram verificando o consumo de 169 mil escolas no Brasil, cada uma com 15 salas com 8 lâmpadas de 40 watts (W) e uma de 60W ligadas por 20 minutos. Segundo ficou comprovado pelos(as) alunos(as), a economia nas escolas poderá ser de 3,4 milhões (número baseado na taxa cobrada pela AES Sul), ao se apagar a luz durante o intervalo.
Para o professor Paulo Guirlan de Moraes, esta atividade, que foi realizada pela primeira vez este ano, dá a oportunidade de os(as) estudantes interagirem com a comunidade. Eles percebem que, na prática, também se aplica aquilo que está escrito, explica.
coordenadora geral, que se prontificou a encaminhá-la à Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana, à 10ª Coordenadoria de Educação e também à Câmara de Vereadores da cidade.
Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Rafaela Haygertt