Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos(as) do União ensinam como economizar energia

Alunos(as) do União ensinam como economizar energia

por Colégio Metodista União — publicado 28/10/2009 19h29, última modificação 23/05/2016 11h29
Turmas do 3° ano do ensino médio propõem forma inteligente de reduzir o consumo de luz elétrica
Alunos(as) do União ensinam como economizar energia
A proposta foi levada à Alunos(as) do 3° ano do ensino médio do Colégio Metodista União têm propostas de redução de gastos com energia elétrica na escola. As sugestões foram apresentadas aos colegas do ensino médio e uma cópia do estudo foi entregue a coordenadora geral do União, Lúcia Lopez, na sexta-feira (23/10), durante o período da manhã.

O estudo realizado foi feito durante as aulas de física, com a supervisão do professor da disciplina, Paulo Guirlan de Moraes. O objetivo do trabalho era desenvolver maneiras de diminuir o consumo de luz elétrica.

A proposta do trabalho era analisar os gastos com eletricidade durante os intervalos da aula. No entanto, o trabalho ganhou proporções bem maiores e os(as) estudantes acabaram verificando o consumo de 169 mil escolas no Brasil, cada uma com 15 salas com 8 lâmpadas de 40 watts (W) e uma de 60W ligadas por 20 minutos. Segundo ficou comprovado pelos(as) alunos(as), a economia nas escolas poderá ser de 3,4 milhões (número baseado na taxa cobrada pela AES Sul), ao se apagar a luz durante o intervalo.

Para o professor Paulo Guirlan de Moraes, esta atividade, que foi realizada pela primeira vez este ano, dá a oportunidade de os(as) estudantes interagirem com a comunidade. “Eles percebem que, na prática, também se aplica aquilo que está escrito”, explica.

coordenadora geral, que se prontificou a encaminhá-la à Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana, à 10ª Coordenadoria de Educação e também à Câmara de Vereadores da cidade.

Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Rafaela Haygertt