Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos(as) da 4ª série do União pesquisam história, geografia e cultura gaúcha

Alunos(as) da 4ª série do União pesquisam história, geografia e cultura gaúcha

por Colégio Metodista União — publicado 30/09/2009 07h05, última modificação 23/05/2016 11h29
Familiares, docentes e estudantes de escolas públicas assistem à apresentações até sexta-feira (02/10)
Alunos(as) da 4ª série do União pesquisam história, geografia e cultura gaúcha

Fotos: Elke Bahi Pedroso

Sábado (26/09) foi dia de “História, Geografia e Cultura Gaúcha” no Colégio Metodista União. Os(As) alunos(as) da 4° série do Ensino Fundamental apresentaram um seminário para familiares, professores(as) e colegas de escola, do 1º ano à 3ª série.

O trabalho sobre as principais cidades do Rio Grande do Sul, organizado e idealizado pela professora Mari Margo Krüger, foi desenvolvido durante três meses. Os(As) alunos(as), além de pesquisar sobre os 40 itens solicitados pela professora que iam desde a localização e a história da cidade até o fato de contar com aeroporto, entrevistaram o poder executivo do município, prefeito ou vice-prefeito, e um(a) morador(a) do local.

Os(As) estudantes desenvolveram o trabalho escrito e a maquete de algum ponto turístico do município que escolheram e, no dia da apresentação, fizeram uma apresentação em data show.

As cidades estudadas foram Gravataí, Rio Grande, Santa Cruz, Itaqui, Santo Antônio da Patrulha, Caxias do Sul, Erechim, Pelotas, Santiago, Santa Vitória do Palmar, Barra do Quarai, Porto Alegre, São Borja, Uruguaiana, Alegrete, Xangrilá, São Miguel das Missões, Arroio dos Ratos, Santa Maria, São Gabriel e Santa Rosa.

“O objetivo do trabalho é promover a iniciação dos(as) alunos(as) na pesquisa acadêmica, oportunizar o desenvolvimento da expressão oral e, é claro, fazer com que os(as) estudantes conheçam o Rio Grande do Sul”, assegura a professora responsável pelo projeto Mari Margo Krüger. “Eles conhecem o estado onde moram de uma forma lúdica, prazerosa e desafiadora”, completa.

O trabalho segue até sexta-feira (02/10), quando os(as) alunos(as) irão receber a visita de estudantes de escolas públicas convidadas. O seminário já é realizado pelo quinto ano consecutivo.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Rafaela Haygertt