Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluna do União participa da confecção da Carta de Responsabilidade, em Brasília

Aluna do União participa da confecção da Carta de Responsabilidade, em Brasília

por Colégio Metodista União — publicado 15/04/2009 10h49, última modificação 23/05/2016 11h29
Documento Coletivo é resultado da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente
Aluna do União participa da confecção da Carta de Responsabilidade, em Brasília

Foto: arquivo pessoal

Propostas de contenção e prevenção das agressões contra a natureza. Esse é o conteúdo da Carta de Responsabilidades, um documento coletivo elaborado por estudantes, de 11 e 14 anos de idade de todo o país, durante a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente. Esta é a primeira vez que Uruguaiana participa do evento, representada pela aluna do Colégio Metodista União, Mariana da Silva Machado. “Entregamos a carta a representantes do Governo no encerramento da conferência para que seja distribuída a todas as escolas e às entidades públicas envolvidas com o meio ambiente”, explica.

O encontro, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Ministério da Educação, aconteceu entre os dias 3 e 6 de abril, na cidade de Luziânia (GO), e foi encerrado no dia 7, em Brasília (DF). “O Brasil é o único país a realizar essa conferência e agora começa a ter repercussão internacional, tanto que já ficou estabelecida para o ano de 2010 a I Conferência Internacional Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente, no Rio de Janeiro” avisa Mariana.

Com a finalidade de integrar os(as) jovens às questões socioambientais, o evento reuniu 25 delegações com 669 estudantes de todo o Brasil e 70 observadores(as) vindos de 43 países. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a senadora Marina Silva e o economista José Eli da Veiga, que proferiu palestra sobre desenvolvimento sustentável, estiveram presentes.

Além de palestras, a programação contou com atividades como a Oficina da Terra e a Oficina Artística de Publicidade. “Esses oficinas foram muito proveitosas, porque aprendemos a produzir materiais que promovem a educação ambiental dentro das escolas e nas nossas comunidades”, relata.

Aluna da 7ª série do Ensino Fundamental do União, Mariana foi escolhida para participar da conferência a partir de projeto ambiental desenvolvido pela turma 31, sob a orientação da professora Liziane Galvão Pouey de Oliveira, que trabalha a horta na escola e orienta sobre consumo inteligente.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Luís Bustamante