Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 75ª Olimpíada Metodista reúne cerca de 180 alunos(as) em Uruguaiana

75ª Olimpíada Metodista reúne cerca de 180 alunos(as) em Uruguaiana

por Colégio Metodista União — publicado 24/10/2007 08h41, última modificação 23/05/2016 11h29
União sedia competição mais importante da Rede Metodista entre os dias 25 e 27 de outubro

Começa nesta semana o campeonato esportivo mais aguardado dos colégios metodistas Americano, Centenário e União. É a 75ª Olimpíada Metodista, realizada a cada ano em uma das três escolas. Esta edição ocorre em Uruguaiana, no Colégio Metodista União, entre os dias 25 e 27 de outubro, e deve reunir cerca de 180 estudantes.

Com disputas nas modalidades de atletismo, basquete, futebol e vôlei, os(as) atletas têm a oportunidade de superar seus limites e vencer desafios, mas sempre em clima de camaradagem e civilidade. Para demonstrar que o importante é competir e fazer novos(as) amigos(as), todos(as) os participantes recebem medalhas e cada escola recebe um troféu.

Para aprimorar o espírito de irmandade e integração, os(as) estudantes ficam alojados(as) nas dependências do União, que se transforma em uma verdadeira vila olímpica durante os três dias de disputa. O objetivo é valorizar a interação e proporcionar novas amizades.

O ginásio do União, onde boa parte das disputas serão realizadas, passa por reformas para sediar a Olimpíada. Este ano, dois colégios argentinos, da cidade de Passo de Los Libres, foram convidados a participar do evento esportivo. O time de vôlei masculino da Escuela Secundária Normal Valentin Virasoro e o time de vôlei feminino da Escuela Secundária Passo de Los Libres somam 25 atletas estrangeiros(as).

Além dos(as) representantes da escola anfitriã, participam também da cerimônia de abertura do evento o reitor da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), professor Edgar Timm, e a coordenadora da educação básica do Colégio Metodista Americano, professora Gianice Fortes. A diretora geral da Rede Metodista de Educação do Sul, professora Adriana Menelli de Oliveira, marca presença no encerramento das atividades, no sábado (27/10).

História da Olimpíada Metodista
A primeira edição da Olimpíada foi realizada em 1928 no extinto Colégio IPA, em Porto Alegre. O evento era chamado de Liga dos Colégios e só tinha participação de meninos.

Paralelo aos jogos masculinos, acontecia o Torneio Intercolegial Feminino, disputado pelo Americano e pelo Centenário, escolas que só trabalhavam com meninas.

O União e o Instituto Ginasial de Passo Fundo, que não faz mais parte da Rede Metodista, disputavam as duas competições por serem escolas mistas. Somente a partir de 1948, as Olimpíadas passaram a reunir todos os colégios metodistas do Estado.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz